Prefeitura de Praia Grande
Lateral Praia grande
 A Cidade
 Bandeira e Brasão
 Edital - CMDCA/ CMI
 Eventos
 História e Hino
 Mapa da Cidade
 Monitoramento de Veículos
 NUPVIDA
 Orgãos e Conselhos
 PG ao Vivo
 Plano Diretor
 Postos de Saúde
  Notícia do dia 6/12/2007
Por Nádia Almeida, MTB: 25.245
 
 
Funcionários conhecem estrutura da Saúde

Representante da ONG Amor Exigente destaca a prevenção da dependência química
 
 
Autor: Edmilson Lelo
Um dos palestrantes secretário-adjunto da saúde, Adriano Bechara
 
Estreitar os laços entre os trabalhadores da Saúde e fazer com que todas as unidades de atendimento trabalhem mais integradas. Com esse objetivo, o secretário de Saúde, Eduardo Dall´Acqua, e o secretário-adjunto, Adriano Bechara, apresentaram a estrutura da secretaria (Sesap) a mais de 200 funcionários admitidos este ano, de médicos a agentes comunitários.

O evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, na tarde de quarta-feira (5), e contou com a presença do chefe de Gabinete, Roberto Francisco dos Santos, que falou dos investimentos no Hospital Municipal e no setor de especialidades. “Essa integração é importante, não só dentro da própria Sesap mas também em relação a outras secretarias, como Finanças e Obras. Nada melhor que isso”, expôs.

Dall´Acqua discorreu sobre a importância do envolvimento das equipes no modelo de saúde sustentado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e se consolida com a vinda da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como administradora do futuro Hospital Municipal Irmã Dulce, que deverá ser inaugurado em fevereiro. “As pessoas devem ter a visibilidade de que esse trabalho é interativo. Não dá para caminharmos com solidez se não nos sentirmos pertencente ao processo”, frisou. “É necessário que todos enxerguem o que está acontecendo na Cidade como um processo que precisa dessa participação ativa.”

Aos funcionários, o secretário observou que os interesses coletivos devem prevalecer sobre questões pontuais. “O compromisso do gestor é fundamental, mas não dá para construir se os trabalhadores e usuários, que formam o núcleo de controle social, não participarem efetivamente. A união é necessária”, prosseguiu.

No telão, foi exibida a página da Saúde na Internet (www.praiagrande.sp.gov.br/saude), que traz informações sobre todas as unidades básicas. “Esse site foi criado para mostrar que saúde não é só questão de medicação e consulta. Temos de enxergá-la como interferência na qualidade de vida das pessoas, no meio ambiente, na região onde vivem”, declarou. “O Saúde da Família é voltado para isso, por meio dos agentes comunitários.”

Cirurgião com formação em emergência, Bechara revelou que quando começou a se voltar para o Saúde da Família aprendeu a admirar o trabalho do agente comunitário. “É a pessoa que tem o contato corpo a corpo com a população, que traz informações para a unidade e as difunde aos moradores”, explicou.

Amor Exigente - A convite de Dall´Acqua, o membro voluntário da ONG Amor Exigente, José Fernandes, falou sobre o trabalho de prevenção de dependência química e alcoolismo. A entidade trabalha em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), por meio das pedagogas comunitárias, e inicia o atendimento pela rede pública de saúde.

“No início, a doença é de difícil diagnóstico. Mas a cura é fácil. Já quando está em nível avançado, o diagnóstico é simples, mas a cura, muito difícil. No caso do dependente, quando descobrem, o vício já se instalou. Por isso levantamos a bandeira da prevenção”, explicou, informando que a ONG realiza reuniões semanais às terças-feiras, 20 horas, na Rua Jaú, 880, sala 34, Boqueirão. Informações pelo site www.amorexigente.org.br.

Após breve exposição, o secretário-adjunto chamou cada chefe de departamento da Sesap para falar sobre seus setores e divisões.