Prefeitura de Praia Grande
Lateral Praia grande
 A Cidade
 Bandeira e Brasão
 Edital - CMDCA/ CMI
 Eventos
 História e Hino
 Mapa da Cidade
 Monitoramento de Veículos
 NUPVIDA
 Orgãos e Conselhos
 PG ao Vivo
 Plano Diretor
 Postos de Saúde
  Notícia do dia 28/11/2014
Por Luciano Agemiro , MTB: 73.143
 
 
Cafe Sérgio Mainente leva Chaplin ao PDA

Tema ‘Tempos Modernos’ explorou as transformações ao longo do tempo
 
 
Autor: AMAURI PINILHA
mostra sergio mainente
 
Charles Chaplin foi o grande homenageado da Mostra Cultural da unidade Sérgio Mainente do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), realizada na quinta-feira (27), no Palácio das Artes, em Praia Grande. A mostra teve como tema o filme Tempos Modernos, protagonizado pelo artista. Nos figurinos, nas canções e também nas apresentações, o ator e cineasta foi citado de alguma maneira. Mais de 400 pessoas, adultos e crianças, se dividiram entre 8 apresentações.

Logo na primeira apresentação, os alunos do curso de canto coral usavam roupas semelhantes às de Chaplin. As cores preto e branco também apareceram nas apresentações de balé, ritmos dançantes e dança de rua.

A cada intervalo, um ator caracterizado como o próprio Charles Chaplin, arrancava gargalhadas da plateia com performances que incluíram tombos e confusões com outras pessoas. Em alguns momentos, o personagem chegou a interagir com o público entregando flores para os convidados.

De acordo com o diretor da unidade, Fábio Tonini, a inspiração para o tema da mostra surgiu no filme de 1936, em que o personagem tenta sobreviver em um mundo industrializado. “Queríamos aproveitar a ideia para que as pessoas pudessem perceber essas transformações ao longo do espetáculo, por isso, referências a Chaplin estiveram presentes na maioria das apresentações”.

A secretária de Promoção Social de Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, ressaltou a importância das mostras como forma de apresentação dos trabalhos aos pais e familiares. “É mais uma oportunidade que temos de prestarmos contas das nossas ações no cotidiano das unidades”.

Nanci ainda destacou a presença da filha do Dr. Sérgio Mainente, que dá nome à unidade, a superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG), Regina Mainente.

Ao final, todos os alunos voltaram ao placo para participar de uma apresentação coletiva. Na próxima semana, mais duas apresentações serão realizadas no PDA, finalizando as mostras.
Na terça-feira (2), às 15h, O PIC Vila Sônia se inspira em Hollywood para a apresentação. No dia seguinte, o PIC Melvi mostrará ‘A Arte de Viver’, a partir das 18h.

Serviço – O Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) foi criado pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e tem como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente são três unidades, nos Bairros Vila Sônia, Sítio do Campo e Esmeralda. Para saber mais ligue 3496-5039.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.