Prefeitura de Praia Grande
Lateral Praia grande
 A Cidade
 Bandeira e Brasão
 Edital - CMDCA/ CMI
 Eventos
 História e Hino
 Mapa da Cidade
 Monitoramento de Veículos
 NUPVIDA
 Orgãos e Conselhos
 PG ao Vivo
 Plano Diretor
 Postos de Saúde
  Notícia do dia 26/3/2015
Por Sílvia Carvalho, MTB: 33.552
 
 
Funcionários aprovam projeto de Pré-aposentadoria

Projeto pioneiro incentiva diversas atividades para quem vai se aposentar
 
 
Autor: Jairo Marques
aposentadoria
 
Pioneiro na Região Metropolitana da Baixada Santista, o programa de pré-aposentadoria ‘De Bem com o Futuro’ foi lançado nesta quarta-feira (25), na sede do Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG), no Bairro Boqueirão. Cerca de 40 servidores participaram do lançamento e assistiram à palestra com o tema saúde.

O ‘De Bem com o Futuro é um projeto de pré-aposentadoria e tem por objetivo proporcionar os cuidados com a saúde, informando os direitos e apresentando também os pontos turísticos e equipamentos municipais que ele poderá utilizar nessa nova fase da vida. O projeto vem ao encontro da humanização previdenciária, conceito adotado pelo Governo Federal.

O projeto é realizado em parceira com Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Governo (Seg). O programa vai atender 40 servidores a cada dois meses, que passarão por palestras e um passeio turístico. O Instituto aposenta de 20 a 30 servidores por mês.

Segundo a superintendente do IPMPG, Regina Mainente, o projeto surgiu quando uma funcionária aposentada queria trabalhar e foi até a entidade para fazer esse pedido. “Ela veio aqui chorando, dizendo que queria voltar a trabalhar, nesse momento começamos a pensar em algo que pudéssemos envolver o funcionário nessa nova fase da vida, para que saiba que ainda pode fazer muita coisa, uma vez que a vida não acaba quando começa a aposentadoria”.

Durante o lançamento o médico da rede, Laércio Tavares Barroso Martins, apresentou a palestra ‘Cuidados com a Saúde’, sobre o que os servidores podem fazer para manter uma qualidade de vida, destacando a prática de atividade física, com ênfase na musculação. “É preciso estar com qualidade de vida, agora eles vão fazer o que eles gostam e ter um estilo apropriado. Depois que eles se aposentam, eles vão continuar vivendo e devem encontrar a melhor maneira para isso e não podem deixar de fazer uma atividade física.”

Novas perspectivas- A Atendente de Consultório Dentário (ACD), Valdenir Pereira da Silva, de 60 anos, que está prestes a se aposentar, considerou o projeto maravilhoso. Ela trabalha na Prefeitura de Praia Grande há 34 anos. “Estou surpresa com esse projeto, achei maravilhoso. Vou me aposentar porque tenho que cuidar do meu neto. Eu amo trabalhar na Prefeitura, e já estava ficando triste, porque vou parar de trabalhar, mas com essa conversa vi que tem solução, me deu uma animada. Vou me forçar a ser feliz.”

A chefe de secção regional, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) Olivia Aparecida de Jesus Ferreira, também está se aposentando e considera o projeto muito humanizado. “Passamos a vida inteira pensando no nosso trabalho, que roupa vestir, o que vamos fazer para melhorar o nosso serviço e não nos programamos para aposentadoria. Aí começamos a pensar que perdemos valor na vida, que não existe mais razão de ser. Com esse projeto temos outra visão do que é estar aposentado, é o começo do viver, aproveitar aquilo que plantamos lá atrás e agora vamos colher.”

A assistente social da Medicina do Trabalho, Valdilene Feitosa Silva, foi assistir a palestra para informar os servidores que estão na fase de aposentadoria os benefícios do programa de pré-aposentadoria. “Eu vim me informar pois o projeto é muito bom. Vou acompanhar todas as fases para informar os servidores que passam pela Medicina do Trabalho de Praia Grande.”

Encontros- Na próxima segunda-feira (25), os servidores serão esclarecidos sobre os aspectos gerais da aposentadoria e a legislação vigente. Já no dia 07 de abril, os participantes do projeto farão um passeio turístico, onde conhecerão as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.