sábado 24 de outubro de 2020
 
PRAIA GRANDE NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
 
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CENTRAL DE ATENDIMENTO
ouvidoria Ouvidoria Municipal | COVID-19 | Serviços de Saúde
Ligue: 162 ou (13) 3496-2281
Ouvidoria Municipal: envie sugestões, elogios, reclamações e denúncias. | COVID-19: receba orientações sobre o vírus diretamente de profissionais treinados para realizar a triagem de casos. | Serviços de Saúde: Orientações de como acessar os serviços de saúde como agendamentos de consultas e exames, e posição em fila de espera de pacientes já agendados.
horario de funcionamento Horário de Atendimento
Ouvidoria Municipal: de segunda a sexta, das 9h às 16h | COVID-19: todos os dias, das 8h às 22h | Serviços de Saúde: todos os dias, das 8h às 20h
 
 
DECRETOS
 
  Decretos Municipais Decretos Estaduais Decretos federais  
 
ORIENTAÇÕES LAZER E ATIVIDADES ECONÔMICAS
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SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)
 
 
atenção O que é COVID-19? expandir
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
atenção Quais são os Sintomas? expandir
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)
  • Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Dispnéia ( falta de ar)
atenção Como é transmitido? expandir
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
  • Toque do aperto de mão contaminadas;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
atenção Diagnóstico expandir
O diagnóstico da COVID-19 pode ser realizado a partir de critérios como:

1 - O DIAGNÓSTICO CLÍNICO é realizado pelo médico atendente, que deve avaliar a possibilidade da doença, principalmente, em pacientes com a associação dos seguintes sinais e sintomas:
  • Febre, que pode estar presente no momento do exame clínico ou referida pelo paciente (sensação febril) de ocorrência recente.
  • Sintomas do trato respiratório (por exemplo, tosse, dispneia, coriza, dor de garganta)
  • Outros sintomas consistentes incluindo, mialgias, distúrbios gastrointestinais (diarreia/náuseas/vômitos), perda ou diminuição do olfato (anosmia) ou perda ou diminuição do paladar (ageusia).
Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também a obstrução nasal, a desidratação e a falta de apetite (inapetência), na ausência de outro diagnóstico específico.

Em idosos, deve-se considerar também, critérios específicos de agravamento como: síncope (desmaio ou perda temporária de consciência), confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite (inapetência).

O diagnóstico clínico da doença, também deve ser considerado em pacientes com doença grave do trato respiratório inferior sem causa clara, como é o caso de pacientes que se apresentem em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta síndrome o indivíduo apresenta-se em franca dispneia/desconforto respiratório/dificuldade para respirar com saturação de oxigênio (O2) menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose) ou queixa de pressão persistente no tórax.

Em crianças, a SRAG apresenta-se com os sinais e sintomas anteriores, devendo ser observados sinais característicos de esforço respiratório, tais como, os batimentos de asa de nariz, tiragem intercostal, e, por fim, alteração na coloração das extremidades que ficam azuladas (cianose).

2 - O DIAGNÓSTICO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO é realizado pelo médico atendente no qual considera-se:
  • casos de paciente com a associação dos sinais e sintomas supracitados ou SRAG MAIS histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

3 - DIAGNÓSTICO CLÍNICO-IMAGEM:
  • caso de sintomas respiratório mais febre ou SRAG ou óbito por SRAG que não foi possível confirmar ou descartar por critério laboratorial E que apresente alterações tomográficas.

4 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL - Caso o paciente apresente os sintomas respiratórios mais febre ou SRAG. O profissional de saúde poderá solicitar os seguintes exames laboratoriais:
  • De biologia molecular, (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) normalmente até o oitavo dia de início de sintomas.
  • Imunológico, que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Sendo eles:
  • Ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay - ELISA);
  • Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos;
  • Imunoensaio por Eletroquimioluminescência (ECLIA).
  • Pesquisa de antígenos: resultado reagente para SARS-CoV-2 pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno.

5 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL EM INDIVÍDUO ASSINTOMÁTICO (pessoa sem sintomas) que realizou:
  • Exame de Biologia Molecular com resultado DETECTÁVEL para SARS-CoV-2 realizado pelo método RT-PCR em tempo real.
  • Exame de Imunológico com resultado REAGENTE para IgM e/ou IgA realizado pelos seguintes métodos: Ensaio imunoenzimático (ELISA) e Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos.
 
 
ORIENTAÇÕES GERAIS
alcool gel Lave sempre as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%. aglomeração Evite locais com aglomeração de pessoas e ambientes fechados.
ventilado Mantenha os ambientes ventilados, abra as janelas. descarte máscara luva Descarte luvas e máscaras descartáveis usadas, embaladas em um saco plástico, sempre no lixo orgânico
não toque Evite tocas os olhos, nariz e boca. passando pano Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência
não compartilhe Não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais. sintomas Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação na Central de Atendimento pelos telefones 162 ou (13) 3496-2281.
uso de mascara Se precisar sair use máscara de tecido. O uso é obrigatório.
lenço de papel Use lenço descartável para assoar o nariz. Ao tossir ou espirras apoie no cotovelo, nunca nas mãos. dormir Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
 
 
UNIDADES DE ATENDIMENTO COVID-19
hospital Unidades de Saúde da Família (Usafas)
As Usafas realizam o atendimento específico sobre casos da doença
Clique aqui e veja o endereço da unidade do seu bairro
hospital Porta de Entrada de Urgência e Emergência - Hospital Irmã Dulce
Avenida São Paulo, n° 1.014, Boqueirão
Telefone: 3473-7676
hospital Pronto-Socorro Quietude
Avenida Ministro Marcos Freire, s/n°, Quietude
Telefone: 3471-4221
hospital Unidade de Pronto Atendimento Doutor Charles Antunes Bechara (UPA Samambaia)
Avenida Corretor de Imóveis, s/n°, Samambaia
Telefone: 3478-1333
 
PROTOCOLOS DE FUNCIONAMENTO | GERAL
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CADASTRO DE VOLUNTÁRIOS
 
  voluntario Seja voluntário
Pensando em um plano de ação para uma eventual necessidade, a Prefeitura de Praia Grande está realizando um cadastro de voluntários para apoio em serviços de diversas áreas no enfrentamento à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Para se voluntariar, preencha o formulário abaixo. Se necessário a Administração Municipal entrará em contato. Seu cadastro é muito importante e ajudará a salvar vidas.

 
 
Av. Presidente Kennedy nº 9000
Bairro Mirim - Praia Grande / SP
(13)3496-2000
ENDEREÇO PAÇO MUNICIPAL: Av. Presidente Kennedy nº 9000, Bairro Mirim - Praia Grande / SP
TELEFONE(13)3496-2000
Av. Presidente Kennedy nº 9000
Bairro Mirim - Praia Grande / SP
(13)3496-2000
ENDEREÇO PAÇO MUNICIPAL: Av. Presidente Kennedy nº 9000, Bairro Mirim - Praia Grande / SP
TELEFONE(13)3496-2000