quinta-feira
27 de novembro de 2014

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
HABITAÇÃO
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRABALHO
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Foto: Edmilson Lelo
 
Irmã Dulce treina enfermeiros da rede
Educação continuada, que em maio terá semana especial, segue até dezembro
2/3/2009 | André Aloi, MTB: 51.561
 
O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) está oferecendo cursos de aperfeiçoamento aos auxiliares técnicos e enfermeiros. Ao todo, serão apresentados 11 temas na Educação Continuada que prossegue nesta quinta-feira (5) e se estende até dezembro. São voltados aos profissionais que trabalham na entidade e aos servidores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que atuam nos três prontos-socorros: Central, Samambaia e Quietude. A programação ganhará ênfase na 1ª Semana da Enfermagem do Irmã Dulce, em maio.

O foco é integrar ações desenvolvidas entre servidores municipais e as equipes do HMID, gerenciado pela Fundação e Faculdade de Medicina do ABC (FuABC/FMABC). A primeira etapa foi realizada no mês passado, sob tema “Atendimento ao Cliente”. Os cursos são ministrados pela coordenadora de Educação Continuada do Irmã Dulce, enfermeira especializada em saúde pública Vanessa Morrone, com apoio da gerente de ensino e pesquisa do hospital, Sônia Angélica Gonçalves, também professora mestre da FMABC, e do gerente de enfermagem do HMID, Adilson Teixeira.

Segundo Vanessa, essas palestras garantirão ações para aprimoramento dos funcionários da saúde e, num segundo estágio, implantar melhorias no hospital. “Baseados nessas palestras, poderemos obter dados para melhorar o atendimento no Irmã Dulce”, garante, afirmando que a Fundação tem a filosofia de capacitação e estudo de seus profissionais. “Essas aulas servirão para atualizar o conhecimento dos profissionais de saúde e atualizar a prática logo em seguida”.

Para os auxiliares de enfermagem, a programação deste mês inclui anotação de enfermagem. As palestras ocorrem a partir desta quinta-feira ( dia 5, das 8 horas às 10h30), nos dias 13 (das 10 horas às 12h30), 26 (das 14 horas às 16h30) e 27 (das 16 horas às 18h30) deste mês no anfiteatro do hospital, no andar térreo. Segundo Vanessa, o curso mostrará a forma correta de se preencher as fichas de pacientes. “Muitas vezes não é possível interpretar os dados e as informações são relevantes para a equipe de saúde”, reforçou.

Enquanto que para enfermeiros, o cronograma inclui Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), prática que ela afirma ser exigência do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). “A sistematização garante histórico e descrição do que o paciente tem, de forma organizada. Esse instrumento é a melhor forma de assistência, garantindo qualidade no serviço e que só o enfermeiro tem habilitação para preenchê-lo”. As palestras ocorrerão nos dias 18 (das 14 horas às 16h30); 20 (das 16 horas às 18h30); 23 (das 8 horas às 10h30) e 24 (das 10 horas às 12h30), também de março.

    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias