sábado
2 de agosto de 2014

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
HABITAÇÃO
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRABALHO
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Foto: AMAURI PINILHA
 
Praia Grande já conta com Fábrica do Esporte
Inaugurado sábado (15), pelo prefeito Roberto Francisco, prédio abrigará ligas
17/8/2009 | João Carlos Miranda, MTB: 25.955
 
O prefeito Roberto Francisco, acompanhado do titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Carlos de Souza, inaugurou no sábado (15), na Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão, a Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato. O objetivo da obra é permitir maior interação entre o poder público, entidades, esportistas e cidadãos, abrigando as Ligas da Cidade e criando um espaço para discutir e debater o esporte municipal. Mais de 300 pessoas, entre políticos, esportistas e munícipes, estiveram presentes no evento.

“A Fábrica do Esporte significa apoio às nossas ligas, para que continuem e ampliem suas atividades. Com isso esperamos que o esporte cresça ainda mais na Cidade, seja aliando educação, como fazemos por meio do SuperEscola, ou ainda na profissionalização, incentivando o apoio do empresário, por meio do Bolsa Atleta, que viabiliza recursos financeiros para manutenção das nossas revelações. Vamos alavancar ainda mais a atividade física competitiva na Cidade. Esses segmentos juntos poderão ajudar atletas com transporte, estadia e até patrocínio”, ressaltou o prefeito.

A solenidade teve início com uma apresentação especial de caratê, modalidade propagada pelo mestre da arte marcial que empresta seu nome à Fábrica do Esporte, Yoshihide Shinzato, considerado o maior divulgador desta arte marcial no País e no Exterior. Na seqüência, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer José Carlos de Souza, falou sobre a obra.

“É um marco para a Cidade por que nós tivemos, nos últimos anos, a instalação de toda a infraestrutura esportiva. Agora é o momento da sociedade se organizar. As entidades devem então desenvolver as modalidades. A prefeitura estará realizando os trabalhos de base, mas as competições e desenvolvimento da competitividade devem ser coordenados pelas ligas da Cidade”.

Para o deputado estadual Cássio Navarro, ex vereador de Praia Grande (2001/2004 -2005/2008), a Cidade deu um importante passo importante na profissionalização do esporte, com a entrega da Fábrica do Esporte. “A organização das diversas modalidades favorecerá os atletas, já que empresas poderão investir efetivamente nos participantes por meio das ligas devidamente instaladas no local. Assim, nossos talentosos esportistas serão muito mais valorizados na cidade em que residem, sem ter que recorrer a outros municípios, como vinha ocorrendo. Quero levar essa iniciativa para que seja implantada em todo Estado”, ressaltou.

Mourão - Um dos homenageados no evento foi o idealizador do projeto, o ex-prefeito Alberto Mourão, que foi convidado por Roberto Francisco, a falar. Aproveitando a presença dos deputados estaduais Cássio Navarro e Luciano Batista, Mourão cobrou iniciativas em relação a lei de incentivo ao esporte.

“É preciso que as empresas invistam melhor nos atletas através da lei de incentivo ao esporte, que precisa de um olhar mais critico e atencioso de nossos governantes, por isso peço aqui aos deputados que estudem uma melhoria. A fábrica de esporte atende aos anseios da população e um sonho que consegui realizar, assim como o programa SuperEscola, pois é gratificante ver milhares de crianças e jovens praticando esportes e se tornando atletas e os que não têm tanta aptidão esportiva conseguem expandir seu horizonte cultural, também por meio desse programa”.

Prédio – A Fábrica do Esporte tem 919 metros quadrados de área construída, em três pavimentos, num terreno de cerca de 400 metros quadrados. No térreo, há recepção, sala de troféus, gabinete do secretário, dois vestiários adaptados para portadores de deficiência, sala de xadrez, almoxarifado, cozinha e área de lazer.

No primeiro andar, encontram-se duas salas para reuniões, um auditório e amplo espaço para as Ligas Esportivas, com telefone, água, luz, armário e computador. No último piso, existem áreas de artes marciais (com tatames) e boxe, com ringue, sacos de soco, teto solo e bola de soco (punching ball).

Homenagem – O nome da Fábrica do Esporte homenageia o mestre de caratê Yoshihide Shinzato, que faleceu em janeiro de 2008, aos 80 anos de idade. Nascido em 1927, na Ilha de Okinawa, no Japão, iniciou a praticar da modalidade aos 12 anos. Após completar os estudos, Shinzato entrou para a academia do renomado mestre Choshin Chibana. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu ao exército japonês como rádio-telegrafista, em Tóquio. Recebeu, no país de origem, o 10º Dan da faixa preta, a mais alta graduação do caratê.

Por causa das grandes dificuldades no período pós-guerra, desembarcou em Santos em 1954. Fixou residência em Praia Grande. Neste período, começou a praticar o caratê nos fundos de casa. Mais de oito mil alunos passaram pelos ensinamentos do grande mestre. Em 1962, fundou a Associação Okinawa Shorin-ryu Karate-Do do Brasil, que tornaria-se a União Shorin-ryu Karate-Do do Brasil, com centenas de academias e clubes filiados. Teve oito filhos com a esposa Tomi. O mais velho é Masahiro Shinzato (presidente da União Shorin-ryu Karate-Do do Brasil), o único nascido em Okinawa. Depois, vieram Nelson Mitsuhide, Eraldo Kazuo, e as meninas Etsuko, Helena Naoko, Julia Yoriko, Kimi e Walkiria Kiyoko.


    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias