terça-feira
30 de setembro de 2014

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
HABITAÇÃO
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRABALHO
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Seduc lança Natal Virtual e novo jogo pedagógico on line
Lançamentos foram feitos durante evento de tecnologia, na quinta-feira (20)
21/10/2011 | Priscila Sellis , MTB: 31.003
 
Novo jogo virtual pedagógico, lançamento de vídeos educativos de animação, campanha Natal Virtual 2011 e ampliação do Frequência Digital. Estas foram apenas algumas das muitas novidades e lançamentos apresentados na abertura da Semana de Inclusão da Tecnologia na Educação (SITE), promovida pela Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital (CPID) da Secretaria de Educação. O evento também apresentou projetos desenvolvidos pelos Professores Orientadores Educacionais em Novas Tecnologias (Poentes) e pela equipe Conexão Pedagógica, formada por professores e programadores.

Um dos destaques foi o lançamento oficial do jogo pedagógico virtual Educação no Trânsito, anunciado pela secretária de Educação, Maura Ligia Costa Russo. O novo jogo será utilizado por alunos a partir do 3º ano, integrando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania, enfocando como deve ser o comportamento no trânsito, tanto do ponto de vista dos pedestres, como dos motoristas e ciclistas. Disponível nas versões on line e off line (em CD), é o 3º jogo virtual lançado pela Seduc, desenvolvido pela equipe Conexão Pedagógica, da CPID.

Maura Ligia também lançou oficialmente a campanha Natal Virtual 2011, que viabiliza, de forma digital, o apadrinhamento de alunos da rede municipal para o natal. As crianças cadastram no Portal da Seduc (www.cidadaopg.sp.gov.br) uma cartinha para o Papai Noel, com informações sobre o presente que gostariam de ganhar. Os interessados em presenteá-las podem acessar as cartinhas no site e escolher uma (ou mais) para apadrinhar, se cadastrando e enviando o presente à sede da Seduc, para que seja encaminhado à criança. “Ajudem a divulgar o projeto entre empresários, comerciantes e familiares de vocês para que muitas crianças possam ser beneficiadas”, incentivou a secretária.

Destacando a evolução tecnológica da rede municipal de ensino, Maura Ligia comentou sobre a trajetória na área da informática: “Em 2001, quando eu assumi a Secretaria, tínhamos em toda a rede, incluindo as escolas, apenas 22 computadores. Quase tudo era feito manualmente. Agora, temos mais de 1.500 máquinas. Essa instrumentalização das escolas, assim como as capacitações e outras ações, tem o objetivo de garantir às nossas crianças o direito de aprender”, enfatizou, ressaltando a utilização de netbooks em algumas unidades escolares. “Isso tem alcançado um resultado fantástico. É um encantamento ver como as crianças gostam, se concentram, se interessam por aprender utilizando os netbooks. O resultado é mais animador do que eu esperava. Eu fico orgulhosa por termos acreditado e investido na tecnologia”.

O chefe da CPID, Marcos Pastorello, apresentou um panorama do trabalho desenvolvido ao longo desse ano, destacando a ampliação do programa Frequência Digital, que controla a freqüência escolar do aluno por meio de aparelho biométrico. “Passamos de uma escola atendida, em 2010, para seis escolas nesse ano e já estamos providenciando as medidas para ampliar o programa para mais sete escolas em 2012”, detalhou Pastorello, ressaltando que o Frequência Digital já se tornou modelo para outras regiões. “Fomos procurados por cidades do Rio Grande do Sul e da Bahia, interessadas em implantar o projeto. E mais: o Frequência Digital será case de um mestrado na Alemanha, por iniciativa de um brasileiro que mora lá e se encantou com o programa”.

Pastorello também apresentou a evolução e os números crescentes de acesso ao portal da Seduc (Cidadão PG), o lançamento dos vídeos educativos de animação, o andamento do projeto Gestão On Line e o curso de libras on line, realizado pela CPID em parceria com a Divisão de Educação Especial, que desde maio, quando entrou no ar, já atendeu quase mil alunos.

Os professores da Conexão Pedagógica detalharam o jogo do trânsito e apresentaram resultados de pesquisa feita entre alunos de três escolas que já utilizaram o jogo e aprovaram maciçamente. Já os professores Poentes apresentaram projetos pedagógicos realizados nas salas de informática em parceria com a sala de aula. “Tudo que está sendo apresentado é resultado de um trabalho em conjunto, pois contamos com o apoio de vários setores”, disse Marcos Pastorello. “Temos uma equipe valiosa, desde os professores, passando pelas outras divisões, seções, assessorias. Fico orgulhoso de fazer parte da Seduc”.

    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias