segunda-feira
24 de julho de 2017

 
 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRABALHO
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Terminais de ônibus ganharão bibliotecas
Iniciativa inédita na região oferecerá 500 livros em cada local
20/12/2011 | Mauricio Eirós , MTB: 26.176
 
Já imaginou passar em um terminal de ônibus urbano, parar em frente a uma estante de livros, escolher um título e levar para casa para ler. Parece fábula, mas isso será realidade em Praia Grande a partir do dia 27 (terça-feira), com a entrega dos Portos de Leitura nos terminais urbanos Tatico e Tude Bastos.

A iniciativa, inédita na região, é da Secretaria de Educação (Seduc) e consiste na instalação de pequenos acervos literários, cerca de 500 títulos, divididos em vários gêneros como romances, religião, filosofia, artes.

Destaque para o fato dos livros que poderão ser retirados por qualquer pessoa sem necessidade de cadastro. A ideia é fazer com que o leitor, ao terminar o livro, devolva o exemplar e possa compartilhar outros títulos com as demais pessoas.

O principal objetivo dos Portos de Leitura é facilitar o acesso aos livros, incentivando a leitura, resgatando a cidadania a partir da democratização do acesso à informação e estimulando ações de responsabilidade social com os bens públicos.

A inauguração do primeiro Porto de Leitura será no dia 27 (terça-feira), a partir das 17h, no Terminal Tático, no Bairro Mirim, nas proximidades da Prefeitura. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez do Terminal Tude Bastos inaugurar o projeto.

“Portos de Leitura é o nome de mais uma ação educativa e cidadã da rede de bibliotecas Porto do Saber da Seduc. O projeto configura-se como um serviço de extensão da Biblioteca Porto do Saber, onde serão disponibilizados pequenos acervos, inicialmente nos terminais urbanos Tude Bastos e Tatico”, explica a bibliotecária Lucilena Bragion de Micco.

Serão instaladas duas estantes (cerca de 500 livros em cada terminal), onde os usuários terão acesso a livros de exemplares de vários gêneros, entre os quais romances, religião, ciências sociais, filosofia e artes, que poderão ser retirados por qualquer pessoa, sem a necessidade de fazer cadastro.

Ela lembra que há projetos semelhantes em várias cidades do País, onde os espaços públicos servem como espaços de informação que objetivam a democratização do acesso à cultura, incentivo à educação e promoção à cidadania.

O projeto busca ainda atender a população que não tem condições de se deslocar até a biblioteca. “Com isto a Biblioteca Porto do Saber pretende cumprir sua função sociocultural como instituição democrática de educação, cultura, informação e lazer, saindo dos limites do seu espaço físico e rompendo barreiras. Lembrando que o slogan do Porto de Leitura é: ‘Entre nesta onda com responsabilidade cidadã! Leve emprestado, mas devolva! Só assim, muitos poderão entrar nesta viagem literária’”, disse Lucilena.





    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias