quarta-feira
12 de dezembro de 2018

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Foto: Edmilson Lelo
 
Caieiras recebe Praia Grande Legal neste sábado (25)
Mutirão de serviços será na E.M. Roberto Shoji, das 9 às 16 horas
24/2/2012 | Daniel Elias, MTB: 59.233
 
O mutirão de serviços Praia Grande Legal estará neste sábado (25), das 9 às 16 horas, na E.M. Roberto Shoji, no loteamento Caieiras. A unidade escolar fica na Rua Idelfonso Galeano, 292, Bairro Tupiry. O evento, de responsabilidade das coordenadorias de Ação e Cidadania e Cerimonial, assim como da Secretaria de Educação (Seduc), deve atrair cerca de cinco mil moradores daquela localidade e comunidades adjacentes.

O PG Legal visa facilitar o acesso da população a documentos pessoais e oferecer atendimentos de saúde, orientação jurídica, além de atividades recreativas. Os moradores do bairro e do entorno contarão com cerca de 50 tipos de serviços, como emissão gratuita da primeira via de documentos. Para atender à demanda, o mutirão envolve cerca de 500 pessoas.

Para oferecer essa variedade de serviços, a Prefeitura trabalha em conjunto com as polícias Civil e Militar, Sabesp, Procon, entre outros. Várias secretarias municipais também estão envolvidas, como a de Promoção Social (Sepros); Esporte, Juventude e Lazer (Sejel); Trânsito e Transportes (Setransp) e Saúde Pública (Sesap) e Educação (Seduc).
Serviços - Cada órgão ou secretaria será responsável por algum serviço. O Ministério do Trabalho cuidará da emissão de carteiras de trabalho para maiores de 14 anos.

O Instituto de Identificação Civil da Secretaria de Segurança Pública fornecerá carteira de identidade. A OAB levará orientação jurídica à população, nas áreas de direito civil, família, direito penal, trabalhista, código do consumidor e outras. À Sabesp caberá a distribuição de água no local e registro de pedidos e reclamações durante o evento.
Os Correios emitirão CPF para os maiores de 16 anos. Os interessados devem levar a carteira de identidade original ou carteira profissional. Já o Cartório Roberto Shoji estará responsável pela emissão das primeiras e segundas vias da certidão de nascimento. Para a primeira, é necessário apresentar declaração da maternidade e os documentos originais dos pais. Para a segunda, basta informar o local correto do nascimento.

A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a concessionária de água Sabesp farão atendimento ao público, tirando dúvidas. A Polícia Ambiental vai expor animais taxidermizados e dará esclarecimentos aos visitantes. À Guarda Civil Municipal caberá a segurança do evento e exposição de trabalhos realizados pelo órgão. A Polícia Militar também terá estande com exposição e orientação ao público.

Funcionários da Secretaria de Finanças (Sefin) farão o levantamento de débitos, emissão de boletos a vista para pagamento até 2010, desde que não tenha parcelamento, além de fornecerem informações gerais sobre serviços da SEFIN, tais como: abertura de empresa, fiscais, autônomos, consulta do ISS, feiras-livres, 2ª via de IPTU, atualização de endereços e outros. A Secretaria de Promoção Social (Sepros) fará plantão de assistência aos moradores do bairro. Haverá também exposição e venda de artesanato dos projetos de geração de renda promovidos pela Prefeitura.

Técnicos da Sesap emitirão o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), além de orientar sobre higiene bucal através de palestra, técnicas de escovação, (como deve ser feita uma escovação). A Divisão de Vigilância Epidemiológica conscientizará os moradores sobre como combater o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue. Já a Zoonoses falará sobre posse responsável de animais e divulgará seu novo blog voltado para doação de cães e gatos.

No estande da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), haverá o fornecimento da carteira de gratuidade no transporte de idosos, credencial para estacionamento em vagas destinadas a idosos, pesquisa de multa de trânsito, recebimento de recursos e levantamento de débitos de pátio, além de aplicação de selos Ciclista Cidadão.

A Secretaria de Educação (Seduc) dará esclarecimentos sobre o cadastro nas escolas e benefícios, como o Bolsa Família e a Central de Vagas. Para os presentes, a Seduc levará ainda o projeto Acontecendo na Praça, com contadores de histórias, jogos, pintura de rosto, esculturas de balões. Já a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) atenderá o público no local e também por meio do 0800-102027 – Disk Serviços Urbanos.

A Secretaria de Cultura e Turismo levará a exposição Itinerante ’Mare Nostrun I e II (Bairro planejado e Memória Urbana)”, Ação Educativa do Museu, apresentação de espetáculos (Cenas de Natal, teatro de fantoche, práticas de orquestra e coral de canção natalina e chegada do Papai Noel) e produção de Oficina Cultural.

Criada recentemente, a Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) também participa com a unidade móvel do Banco do Povo, atendimento ao munícipe referente à abertura de firma (formalização) através do Empreendendor Individual (antigo micro empreendedor individual), Intermediação de Mão-de-Obra, e emissão da Carteira de Trabalho. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) agitará os presentes com ginástica aeróbica.

A Secretaria de Administração (Sead) fará requerimentos de salários-família e esposa e levantamento de férias, licença e adicional de tempo de serviço. Quem precisar pode aproveitar o momento para fazer fotos para elaboração do crachá, além de solicitar os cartões ACcrédito e Bônus, fora o esclarecimento de dúvidas quanto ao pagamento e atendimento de serviços para servidores públicos.

A Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Same) fará a exposição e apresentação dos trabalhos realizados pela pasta. A Secretaria de Obras Públicas (Seop) aproveitará o PG Legal para divulgar as obras de infraestrutura no Município e os trabalhos relacionados ao plantão social feitos pelo Departamento de Habitação.

A Subsecretaria de Segurança Pública fará a segurança do local e demonstração profissional da equipe do canil da Guarda Civil Municipal (GCM). A Guarda Ambiental mostrará uma série de atividades realizadas pelo grupamento, orientando sobre crimes ambientais, ocorrências com animais silvestres, além de falar sobre as características do bioma regional e a importância da preservação do meio ambiente.

O Departamento de Comunicação Social estará realizando cobertura on line através do Facebook (facebook.com/prefeiturapg), com fotos e informações do evento.



    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias