quarta-feira
12 de dezembro de 2018

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Foto: Jairo Marques
 
Semana da Família estimula integração entre pais e filhos
Abertura oficial da Semana foi realizada na segunda-feira (13), na Câmara Municipal
14/8/2012 | Priscila Sellis , MTB: 31.003
 
A Escola de Pais do Brasil (seccional Praia Grande) e a Pastoral Familiar em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) realizaram, na noite de segunda-feira (13), a sessão solene em celebração à Semana da Família, que também é amplamente comemorada nas escolas municipais, com atividades que visam à integração entre pais e filhos. O evento ocorreu na Câmara Municipal. A Semana da Família foi instituída no Município pela Lei nº 1.270/2005. O tema deste ano é "A Família, o Trabalho e a Festa".

A importância da família para o bom desempenho escolar da criança foi um dos pontos destacados no pronunciamento da secretária de Educação, Sandra Galvão. “A família é a base da Educação. A criança que conta com o incentivo familiar e com o acompanhamento dos pais na sua vida escolar tem um rendimento melhor, sem dúvida. Por isso, nós estamos em uma luta constante para aproximar pais e filhos, através do trabalho das pedagogas comunitárias nas escolas”, afirmou. “É uma pena que precisamos de uma lei para conscientizar as pessoas sobre isso”, completou.

Convidado especial, o bispo diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido, realizou palestra sobre o assunto. “A família é a célula-mãe da sociedade e deve ser não apenas uma geradora física, mas aquela que desenvolve nos filhos as qualidades que um ser humano deve ter”. Dom Jacyr também discorreu sobre o tema específico deste ano. “A família precisa do trabalho para se manter, é claro, mas também precisa da festa, ou seja, de momentos em que possam estar juntos, integrados, celebrando a vida, inclusive em festas religiosas. Esses momentos fortalecem a união familiar”, enfatizou.

O representante da Escola de Pais no Município, Genilson Santos, destacou a importância da semana para a conscientização da sociedade. “Que as atividades realizadas nesta semana sirvam para levar as famílias à refletirem sobre a importância do relacionamento e diálogo entre seus integrantes e sobre a responsabilidade dos pais na educação dos filhos”, frisou.

Vale ressaltar que todas as escolas municipais de Praia Grande participam da Semana da Família, promovendo atividades diversas direcionadas a pais e filhos, como oficinas, gincanas, palestras, ginástica, apresentação teatral, sessão de cinema para a família, entre outras. Algumas unidades prosseguirão com as atividades até o final do mês.

Entre os destaques do evento, está prevista a visita dos familiares dos estudantes das escolas Natale de Lucca, Ary Cabral, Esmeralda dos Santos Novaes e Sebastião Tavares de Oliveira ao Palácio das Artes, onde, além de conhecer o local, assistirão ao filme “Mãos Talentosas”, no dia 21. Já a escola Anahy Navarro Trovão promoverá partidas de boliche entre pais e filhos, dia 16, no Litoral Plaza Shopping.

Confira a programação em algumas unidades escolares:

ANTONIO PERES
16 de agosto, das 9 às 17 horas – Prestação de serviços gratuitos (cortes de cabelo, aferição de pressão, testes de glicemia etc)
ANTONIO RUBENS DE LARA
17 de agosto, das 13 às 14 horas e das 16 às 17 horas – Jogos cooperativos entre pais e filhos
CIDADE DA CRIANÇA
Dia 17 de agosto - Circuito: Estações com brincadeiras folclóricas
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
15 de agosto, às 8 horas, e 16 de agosto, às 16h - palestra “Dengue: problemática de nível nacional. Cada um fazendo sua parte para minimizar a situação real, começando pelo nosso quintal"
VILA TUPIRY
18 de agosto, às 10h - pedalada da Família (pela ciclovia da Tupi ao Forte)
JOSÉ JÚLIO MARTINS BAPTISTA
21 de agosto, das 14 às 16 horas - Oficina de “Brinquedos Folclóricos”


FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook



    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias