GCM terá esquema especial no Carnaval

Entre as ações estão operações de fiscalização e apoio em eventos

7/2/2013

Foto Indisponivel

Por Ludmila Pilipavicius

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande montou um esquema especial para os dias de Carnaval com o objetivo de garantir um feriado tranquilo a moradores e turistas. Entre as ações, está a realização de operações integradas com a Polícia Militar, Secretaria de Trânsito (Setran) e Secretaria de Finanças (Sefin), com foco principalmente no abuso quanto ao volume de som de veículos.

Para montar escalas extras de trabalho, o comando da GCM suspendeu as folgas dos guardas nos quatro dias do feriado. Assim, de acordo com o sub-comandante da corporação, Luiz Fernando Zeferino dos Santos, será possível dar apoio a eventos como os bailes da Estação Verão, que acontecem em tendas montadas na orla da praia, e também no Carnaval da Família, que será realizado nos dias 11 e 12, na Passarela do Samba João Apolônio, localizada no Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no bairro Sítio do Campo.

A prioridade na atuação da GCM é a proteção ao patrimônio público e ao cumprimento do Código de Posturas Municipal. Entretanto, muitas vezes membros da corporação são acionados também em ocorrências de roubo e furto.

Além das viaturas, a GCM trabalhará com as Bases Comunitárias. Duas delas serão mantidas nos bairros Guilhermina e Ocian, recebendo reforço no contingente, e outras duas, que são móveis, ficarão no bairro Caiçara e outros pontos estratégicos, como a passarela do samba. Os quadriciclos e os carrinhos elétricos também estarão realizando os patrulhamentos com foco principalmente nas situações previstas no Código de Posturas do Município. O Canil também participará das operações.

Outra medida que foi tomada pelo comando da GCM foi a ampliação do período de fiscalização por parte do grupamento de Guarda Costeira, já que a previsão é de que o movimento de embarcações como lanchas e jet-skis seja intenso.

O subcomandante observou ainda que o bom senso deve prevalecer durante as brincadeiras de Carnaval. “Trata-se de uma época festiva e se todos fizerem sua parte, tendo cuidados para não extrapolar no consumo de bebida alcoólica e não exagerar nas brincadeiras, todos poderão se divertir com segurança”.

Atualmente, a GCM tem um efetivo de 300 guardas que, para cumprir a missão de proteger bens, serviços e instalações municipais e servir a sociedade, contam com 23 automóveis, duas bases comunitárias móveis, dois quadriciclos, 10 motocicletas, um ônibus, um barco de alumínio, dois botes infláveis, além do apoio do Canil, com um efetivo de 12 cães. Além disso, é a única Guarda Municipal armada da região. O telefone da Guarda Civil Municipal é 199.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.