sábado
25 de outubro de 2014

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
HABITAÇÃO
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRABALHO
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Foto: Edmilson Lelo
 
Creche do Idoso: atenção e carinho a quem precisa
Programa foi modelo para o Estado e atende maiores de 60 anos
15/4/2013
 
Por: Luciano Agemiro

Desde 1997, a Prefeitura de Praia Grande mantém um serviço de atenção a pessoas com mais de 60 anos cujas famílias trabalham e não tem com quem deixá-las durante o dia. Na Creche do Idoso, os atendidos chegam de manhã, recebem alimentação, participam atividades físicas e motoras, retornando para casa no fim da tarde. O programa, da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, foi modelo para um projeto semelhante, que hoje funciona no Governo do Estado.

Além do carinho e atenção das equipes que atuam na unidade, os idosos participam de caminhadas, ginástica adaptada e jogos de baralho e dominó. Para as mulheres que gostam de trabalhos manuais, existem opções de atividades como costura, bordado e outras.

Segundo a chefe de Atendimento ao Idoso, Wânia Gimenez, para atendimento na creche, familiares dos idosos participam de uma entrevista, quando é feita uma análise da situação social da família e uma avaliação das condições de saúde do candidato. “Não temos estrutura e equipes para atendimento de pessoas com graves problemas de saúde ou de mobilidade”, explica.

Dia de beleza- Na primeira segunda-feira de cada mês, um grupo de seis voluntárias cortam, pintam unhas, fazem sobrancelha e penteados. De acordo com a voluntária Pedrina Leme Peixoto, as colaboradoras procuram atender todos os gostos e pedidos. “Muitas dessas mulheres não tem mobilidade para se abaixar e pintar as unhas. Me sinto muito bem em proporcionar esses momentos de alegria a todas elas”, disse.

As duas unidades da Creche do Idoso, nos bairros Guilhermina e Caiçara, atendem a cerca de 50 idosos. Alguns com idade acima dos 90 anos. No momento, o programa opera com capacidade máxima e não há vagas disponíveis. A Administração Municipal pretende ampliar o número de vagas e unidades, porém ainda não foram definidos os endereços das novas instalações.

A Creche do Idoso está precisando de um cabeleireiro voluntário. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone 3496-7060.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.



    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias