Corpus Christi em Praia Grande contará com dois tapetes artísticos

Decoração será feita nos Bairros Boqueirão e Ocian dia 30

Por Jaqueline de Marco | 27/5/2013

Praia Grande terá dois pontos de tapetes artísticos em comemoração ao Corpus Christi, no próximo dia 30. A ação ocorre nos Bairros Boqueirão e Ocian e terá aproximadamente 600 metros de decoração. Em ambos locais, a montagem começará a ser feita na quarta-feira (29), a partir das 8 horas. A missa campal e a tradicional procissão sobre os tapetes estão programadas para acontecer a partir das 16 horas de quinta-feira (30). Enquanto durarem as atividades, as vias estarão interditadas para o tráfego de veículos.

No Bairro Boqueirão, a confecção do tapete acontecerá em frente à Igreja de Santo Antônio e seguirá pela Avenida Presidente Castelo Branco, Rua Luis Antônio de Andrade Vieira, Rua Pedro Florindo até a Avenida São Paulo. No total, o trecho contará com 300 metros de vias decoradas divididas em trinta quadros artísticos com o tema “Espelho da Humildade”.

O evento, já tradicional no calendário cultural de Praia Grande, tem coordenação artística da Secretaria de Cultura e Turismo da Cidade (Sectur). Entre os itens que serão usados durante a confecção do tapete artístico estão serragem colorida, borra de café, pedaços de panos, flores e tampas de garrafas pet.

Segundo a chefe da seção de ação cultural da Sectur, Lourdes Marszolek, o trabalho homenageará o novo Papa e a figura de São Francisco de Assis. “Como o maior ensinamento pregado por eles é a igualdade, faremos quadros que começam e terminam iguais. Com isso, não importará de onde a pessoa olhe, a mensagem será a mesma”. A confecção será feita por representantes de trinta capelas e pastorais da Cidade. “Toda a população está convidada para participar da montagem também, basta só querer ajudar”, afirmou.

Lourdes Marszolek explicou que este ano aproximadamente 40 artistas da Cidade dramatizarão cenas bíblicas sobre o tapete, que será montado no Bairro Boqueirão. “É um atrativo a mais, que acontecerá sobre o tapete enquanto a missa é realizada na Igreja de Santo Antônio. Serão dramatizadas cenas como o batismo de Jesus, a chegada dos três reis magos, entre outras”, explicou.

Já no Bairro Ocian, o tapete terá cerca de 280 metros de extensão e seguirá pela Avenida Dom Pedro II, entre a Praça Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy. A decoração contará com diversos quadros com imagens litúrgicas e é organizada pela comunidade da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.

Interdição - O fechamento do tráfego terá início às 8 horas da quarta-feira (29) e tem término previsto para quinta-feira (30), a partir das 21 horas. Enquanto durar a interdição, a Secretaria de Trânsito (Setran) orienta os motoristas que fiquem atentos às placas de sinalização instaladas no local.

No Bairro Boqueirão, a interdição acontece em uma das pistas da Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido Canto do Forte/Guilhermina, entre a Avenida Presidente Costa e Silva e Rua Luiz Antônio de Andrade Vieira, via que também será interditada até a Rua Pedro Florindo. Motoristas que trafegam pelo local devem utilizar como rota alternativa a Avenida Brasil e Avenida São Paulo.

No Bairro Ocian, a interdição acontecerá na Avenida Dom Pedro II, entre a Praça Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy. Enquanto durar o fechamento, a rota alternativa no local será a Rua Oceânica Amabile.

Para outras informações sobre a interdição: 0800-7720194.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.