PG participa da campanha Ação do Coração

População tem diversas oportunidades para participar

Por Luciano Agemiro | 18/7/2013

Pela segunda vez consecutiva, Praia Grande participa da campanha Ação do Coração, que têm o intuito de espalhar amor e sentimentos de esperança entre os moradores por meio da distribuição de corações artesanais confeccionados em tecido. Qualquer pessoa poderá participar doando os materiais ou confeccionando as peças. O evento que marca a distribuição dos corações acontece no dia 2 de agosto, no Bairro Boqueirão.

A população é a principal responsável pelo sucesso da campanha. O Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) concentrará as doações da população. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Promoção Social (Sepros), os moradores poderão participar das oficinas realizadas em diversos bairros da Cidade, doando um pouco de tempo e boa vontade para confeccionar os corações.

As unidades dos Programas de Integração e Cidadania (PIC), Centros de Apoio à Família do Educando (CAFE), Conviver, Creche do Idoso, Lojas da Cidadania e todos os outros equipamentos da Sepros realizarão oficinas para que o corações possam ser confeccionados.

Na quarta-feira (17), moradores do Bairro Quietude passaram a tarde confeccionando corações de tecido. Em clima de amizade e descontração, cerca de 20 pessoas costuraram mais de 200 peças variadas. Algumas com enfeites, outras de tecido colorido e linha de lã.

As famílias cadastradas nos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS), moradores da Casa de Estar, Lar São Franscisco de Assis também poderão confeccionar os corações nas unidades. Da mesma maneira, são aguardadas as participações de ONGs e associações de bairros de toda a Cidade.

De acordo com a Presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, o pricipal objetivo da campanha é permitir que as pessoas transmitam bons sentimentos por meio dos corações de tecido. “E que as pessoas que pegarem um coração posam se sentir acarinhadas, formando assim uma corrente de amor”.

Distribuição – Um grande evento marcará a distribuição das peças. A partir das 9h, no Conviver Boqueirão, diversas atrações, esportivas, culturais e de lazer, estão sendo programadas para os visitantes. A distribuição acontece pontualmente ao meio dia, mesmo horário em que acontece a distribuição em outras cidades da região. O endereço é Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, no Bairro Boqueirão.

Doações – Empresários e moradores podem ajudar de diversas formas. Seja doando retalhos de tecidos, enchimentos, fitas, enfeites, linhas e agulhas ou confeccionando os corações em casa, nas unidades da Sepros ou nos diversos pontos espalhados pelos bairros do Município. A entrega das doações dos materiais ou dos corações prontos pode ser feita na sede do FSS, que fica na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, Bairro Boqueirão. Atrás do Hospital Municipal Irmã Dulce. O telefone de contato é 3496-5018.

Inspiração – A ação do Coração surgiu quando em uma viagem à Europa, o ator Eduardo Furkini conheceu a experiência de uma ONG que realizava um trabalho para chamar a atenção sobre a saúde do coração, promovendo uma grande exposição de corações em praça pública. Motivado no meio dos corações, Eduardo teve a encantadora ideia de trazer para o Brasil uma ação semelhante, só que aqui sua intenção era a de motivar as pessoas a doar amor.

Para tanto, os corações seriam feitos em tecido, com a única condição de que o coração, ao ser confeccionado, fosse carregado com o sentimento de uma boa intenção. A concretização desse desejo não foi possível devido ao seu falecimento. Um ano depois a Associação Eduardo Furkini (AEF) realizou o desejo do ator.

A convite da AEF, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande e demais cidades da Baixada Santista realizarão a distribuição dos corações de maneira conjunta, no mesmo dia e horário.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.