Poupatempo PG tem local definido

Unidade deve começar a funcionar no início do próximo ano

Por Paola Vieira | 24/7/2013

Com previsão para funcionamento no início do próximo ano, o Poupatempo de Praia Grande deverá ser instalado em área localizada no Litoral Plaza Shopping, na entrada da Cidade. Detalhes da implantação foram definidos entre o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, o assessor da presidência do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), Aer Gomes Trindade, o secretário Municipal de Administração e responsável pela Secretaria de Planejamento Estratégico, Esmeraldo Vicente dos Santos, e o chefe do Departamento de Planejamento Estratégico, Fabrício Menezes de Paula, em reunião ocorrida nesta quarta-feira (24).

De acordo com o secretário de Administração, o local, oferecido pelo Shopping foi aceito pela Administração Municipal principalmente pela questão da economia aos cofres públicos e acessibilidade à população. “Definimos obrigações da Prefeitura, do Detran e Poupatempo. Se fossemos fazer em outro local teríamos que alugar ou construir, e como o espaço estava ocioso no shopping foi cedido à prefeitura, além de que é acessível, com ônibus direto do terminal rodoviário e possui estacionamento. Só o fato de estar na Cidade, de não termos que nos deslocar até Santos já é um benefício tanto para quem mora em Praia Grande, quanto para as pessoas do Litoral Sul”.

Localizado no primeiro andar do Shopping, a área de 900 m2 conta com entrada externa (pelo estacionamento) e interna pela praça de alimentação. De acordo com Esmeraldo, além da transferência do Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) para a unidade, hoje localizado no Bairro Vila Sônia, o Poupatempo ainda poderá abrigar cartório eleitoral, Posto da Polícia Federal para serviços como emissão de passaporte e serviços públicos Municipais, como da Junta Militar.

Caberá ao Governo do Estado o projeto de adaptação do imóvel e contratação de pessoal. A Administração trabalha na elaboração do contrato de comodato entre o Shopping, Prefeitura e Poupatempo e a próxima fase será a assinatura do convênio. “A Prefeitura adequará parte do espaço, na questão da colocação do piso e manterá os servidores que prestam serviço no Detran, que será transferido para o local”, destacou o secretário.

O assessor da presidência do Detran-SP, Aer Gomes Trindade explicou que o Governo Estado está implantando 35 unidades do Poupatempo e em alguns casos, como o de Praia Grande, as tratativas são feitas pelo Detran. “Fechamos detalhes, estou levando a planta do imóvel para elaboração do projeto e acredito que no máximo em março do próximo ano a unidade esteja funcionando”, disse Trindade, ressaltando que o fato da unidade de Praia Grande ter um Ciretran é um diferencial.

Acessa SP - Em junho, o Governo do Estado anunciou que Praia Grande é uma das cidades que receberá o Acessa SP, programa de inclusão digital que oferece para a população acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Para atingir seus objetivos, o Acessa SP abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet. Em Praia Grande, a unidade ficará no Poupatempo.