Praia Grande não registra casos de dengue em 2014

Munícipes também podem denunciar possíveis focos da doença

Por Pedro Sbravatti | 17/2/2014

Praia Grande não registrou nenhum caso de dengue em 2014. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade tem trabalhado intensamente realizando ações em todos os bairros que objetivam eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os munícipes podem denunciar possíveis focos. O serviço de atendimento está disponível pelo telefone: 3596-1882.

O trabalho no Município não parou em nenhum momento. Mesmo após o fim da epidemia da doença na Baixada Santista em 2013, a Sesap seguiu adotando medidas. O registro zerado de casos demonstra com exatidão que a estratégia de combate à dengue deu certo. Em dezembro, foi confirmado apenas um caso, o último da Cidade.

O sucesso das ações praia-grandenses ganha ainda mais destaque com a comparação dos números de 2013 do mesmo período do ano. Na oportunidade, mesmo com as atividades desenvolvidas, a Cidade já havia ultrapassado mais de 1.500 casos. Uma epidemia na Baixada e a chegada do vírus tipo 4 na Região colaboraram para esse quantidade de casos.

A Sesap desenvolve constantemente mutirões em bairros da Cidade. Outros destaques das atividades realizadas ficam por conta das visitas domiciliares dos agentes comunitários, bloqueio de criadouros (eliminação de focos dentro das residências), intervenção em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanches de veículos e borracharias. Campanhas educativas nas unidades de saúde e escolas municipais também fazem parte do cronograma de serviços prestados.

A Sesap pede à população que auxilie e participe das ações. Medidas simples, como telar ralos, limpar calhas periodicamente e eliminar pratos de plantas fazem grande diferença na luta contra o Aedes aegypti.

Um grave problema encontrado pelos agentes de combate à dengue, além das casas de veraneio que estão fechadas, é que parte da comunidade apresenta resistência em permitir a entrada dos profissionais nas residências. O comportamento tem atrapalhado o desenvolvimento das ações em todo o Município.

A chefe da Divisão de Zoonoses de Praia Grande, Maria Fernanda Gonçalves, afirmou que o empenho dos profissionais e o apoio da população são fundamentais na redução de casos da doença. “Pedimos aos munícipes que continuem colaborando. Os agentes estão devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Cada um deve fazer sua parte. Todos integrantes da Sesap estão trabalhando dura contra a dengue”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.