Praia Grande inicia vacinação contra vírus HPV no dia 10

Cidade aderiu à ação do Ministério da Saúde

Por Pedro Sbravatti | 6/3/2014

Praia Grande inicia a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos na segunda-feira (10). A Cidade aderiu à ação organizada pelo Ministério da Saúde. A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com dados do Governo Federal. Os trabalhos no Município serão desenvolvidos pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) local.

A Sesap organizou um cronograma específico para a vacinação. A definição de locais e datas levou em conta questões relacionadas a logística dos trabalhos. As escolas municipais e estaduais receberão visitas de equipes de imunização. As doses também serão disponibilizadas nas unidades de saúde municipais.

A chefe do setor de Imunização da Sesap, Denise Ribeiro Rodrigues Gatto, afirmou que os pais ou responsáveis devem respeitar as datas estabelecidas da vacinação. “Não existe a necessidade de levar a criança até a unidade de saúde se a escola em que ela estudar está no cronograma de ação. Organizamos tudo de uma forma para facilitar os procedimentos para todas as partes”.

Em Praia Grande, de acordo com estimativa da Sesap, o público alvo totaliza 7.204 meninas que estão dentro da faixa etária determinada. Em comunicado aos órgãos de saúde de todo o País, o Ministério da Saúde destacou que a idade entre 11 e 13 anos foi escolhida porque neste período a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.

Planejamento - A dose contra o HPV será aplicada em três fases. A primeira aplicação ocorrerá em março, a segunda, seis meses após o início dos trabalhos e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, meninas de 9 a 11 anos serão o foco principal. A partir de 2016, a ação estará restrita apenas as jovens de 9 anos.

Prevenção – Ao longo dos últimos anos, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites da Sesap tem desenvolvido atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas em Praia Grande atingem pessoas de todas as faixas etárias, deste os jovens até a melhor idade.

Confira o cronograma de vacinação em Praia Grande:

Terça-feira (11)

Local: E.M. Francisco Matins dos Santos
Usafa responsável: Real
Período: vespertino

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.