Estudos para implantação de BRT são iniciados

Cinco trechos de Praia Grande e um em São Vicente estão sendo analisados

Por Jaqueline de Marco | 8/4/2014

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) iniciou na manhã de terça-feira (8) pesquisas de tráfego e de registro de ocupação visual em cinco pontos de Praia Grande e um de São Vicente para a futura implantação do BRT (sigla para Bus Rapid Transit) Metropolitano nestes locais. Os trabalhos seguem até sexta-feira (11), e acontecerão sempre das 6 às 9 horas. Em Praia Grande, a área de possível influência direta do sistema compreende a Avenida Ministro Marcos Freire e Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas até a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do Bairro Samambaia. Ainda não há previsão para início da implantação do BRT.

Os trechos estão recebendo contagens classificadas de veículos (quantidade e tipo de veículos que trafegam nestes locais) e um Registro Visual de Carregamento (RVC), realizado através da observação visual de carregamento de viagens, onde serão apontados, para cada ônibus que trafegar pelo trecho, o horário, o nome da linha, o tipo do veículo e seu nível de carregamento. Os dados coletados serão apontados separadamente por sentido de tráfego.

Os locais que estão recebendo os trabalhos são: a Avenida Ministro Marcos Freire (próximo à rotatória Parceria); a interseção das Avenidas marginais com a Rua José Martins de Sousa, no Bairro Sítio do Campo; na confluência das Avenidas Ministro Marcos Freire, Dr. Roberto de Almeida Vinhas e Dr. Júlio de Mesquita Filho, no Bairro Aviação; na interseção da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, Avenida Corretor de Imóveis e Rua Corretor de Teodósio de Augustinis, Bairro Samamabaia; no retorno do Bairro Caiçara da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega; e, em São Vicente, na interseção da Rodovia dos Imigrantes com Avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta.

O BRT é um sistema de transporte coletivo de média capacidade, operado por ônibus articulados e biarticulados que circulam em vias exclusivas sem interferência do tráfego geral, encurtando o tempo de viagem. Em Praia Grande, o sistema poderá ser implantado como alternativa ao VLT (Veículo Leve sobre Trilho), beneficiando não somente munícipes usuários do transporte público, mas também as demais cidades do litoral sul, não contempladas pelo projeto do VLT.

De acordo com a secretária de transportes, Raquel Auxiliadora Chini, a economia de tempo que os passageiros teriam com o BRT é muito grande. “Além do estudo realizado pela EMTU, também estamos realizando os levantamentos necessários para adequar nossas linhas atuais. Todo o nosso sistema terá que ser reformulado por causa desse atendimento troncal, tornando a viagem mais rápida e mais direta”.

Além disso, Raquel Chini destacou que os benefícios do BRT vão além da rapidez. “As vantagens são muitas. É um transporte seguro e confortável. E ainda seria possível até mesmo criar bolsões de estacionamento para bicicletas nas estações de embarque, integrando mais um meio de transporte”.

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