Eletricistas finalizam curso e recebem certificado

Parceria entre Prefeitura e CPFL possibilitou formação de 24 alunos

Por Ludmila Pilipavicius | 15/4/2014

A segunda turma do curso de eletricista com a certificação NR-10, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), em parceria com a CPFL e Tecnolight, se formou nesta terça-feira (15), no auditório da Escola Técnica Estadual (Etec), de Praia Grande. A Cidade foi a única da Baixada Santista contemplada com o curso este ano.

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença do delegado regional da Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Armando de Barros, entre outras autoridades da Cidade, e marcou um importante passo na vida dos formandos.

Foram 20 dias de aulas com oito horas de duração. Durante este período, os alunos aprenderam a noção básica de eletricidade: cabeamento, montagem de padrão, direcionamento de carga, entre outros pontos.

Agora, estão prontos para o mercado de trabalho e contam com um importante certificado nas mãos, conforme destacou o chefe de Empreendedorismo da Sedettra, Marivaldo Silva Lopes. “O mercado de trabalho nem admite mais trabalhadores que não tenham o certificado de NR-10”.

Na ocasião, foi anunciado ainda que os novos eletricistas terão o cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), realizado esta semana, e o compromisso de encaminhamento às vagas disponibilizadas. “As vagas que forem surgindo para eletricista serão disponibilizadas a esses candidatos preferencialmente”, explicou Lopes.

Entre os formandos está Lucila Gennari, de 32 anos. Formada em Publicidade, ela encontrou no curso uma alternativa para sair das estatísticas de desemprego. “Foi uma oportunidade de mudança na minha vida. Quando soube do curso, não pensei duas vezes”.

Agradecida pela chance oferecida pela Prefeitura e pela CPFL, Lucila espera que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que ela. “Quanto mais as pessoas de uma cidade se qualificam, mais essa cidade cresce e se desenvolve. Isso é bom pra todo mundo”.

A qualificação profissional é uma das atribuições da Sedettra, que em 2013 disponibilizou 3.978 vagas em cursos profissionalizantes de diversas áreas, por meio de parcerias com instituições de ensino renomadas.

Informações sobre cursos podem ser obtidas na Sedettra, que fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude. O telefone é 3471-1224.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.