Comitiva do Japão é recepcionada com música brasileira e karatê

Evento ocorreu na terça-feira, no Palácio das Artes

Por Paola Vieira | 13/8/2014

A integração entre o Brasil e Japão marcou a recepção promovida pela Prefeitura de Praia Grande, no Palácio das Artes (PDA), nesta terça-feira (13), aos mais de 40 membros das confederações japonesas de diversas modalidades que estão no Município para visitar os equipamentos esportivos. Ao som da camerata de violões de Praia Grande com regência de Valquiria Duarte, os orientais ouviram músicas como Trem das Onze e Asa Branca; já os alunos de Karatê do professor Jorge Yoshimura fizeram apresentação de Karate-do e Kobu-do.

O Município foi indicado pelo Comitê Olímpico do Japão (JAOC), em maio deste ano, para receber delegações de diversas modalidades, entre elas judô, ginástica olímpica e atletismo, no período que antecede as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Esta é a quarta visita dos representantes japoneses ao Município com o objetivo de conhecer e analisar a estrutura esportiva para definição da possível vinda de atletas à Cidade.

Anfitrião, o prefeito de Praia Grande Alberto Mourão se colocou a disposição para esclarecimentos sobre a estrutura esportiva. “Desde a última vez que vocês estiveram aqui, independente de qualquer ação, já realizamos diversas obras. Alguns equipamentos estão sendo ampliados e continuaremos no ritmo de criar uma estrutura adequada. Esperamos ter a felicidade de recebê-los para o treinamento em nossa Cidade”.

O prefeito ressaltou os investimentos do Município para se criar uma estrutura esportiva de qualidade, que teve início em 2007 para sediar os Jogos Abertos do Interior, e que atualmente além de receber diversos campeonatos, ainda oferece a mais de 5 mil jovens de escolas municipais, estaduais e particulares atividades esportivas, por meio do programa SuperEscola.

Representante do JAOC, Luiz Takasak, destacou que após as visitas será realizada análise e elaborado relatório que definirá a vinda dos atletas ao Município. “Praia Grande foi sugerida porque, além de ser uma cidade praiana, semelhante ao Rio de Janeiro, ainda oferece uma estrutura esportiva muito boa”.

O secretário de Esporte e Lazer, Hugo Ribeiro, ainda falou da projeção que o Município terá com a hospedagem dos atletas. “Além de ser um reconhecimento aos investimentos esportivos feitos na Cidade, a vinda dos atletas promoverá o Município e movimentará o comércio local”.

Equipamentos - Atualmente, Praia Grande conta com nove ginásios, uma pista de atletismo, Kartódromo, Pista de Motocross, piscina semi olímpica aquecida e coberta, pistas de skate e de Motocross, além do núcleo do Navega SP.

Entre os equipamentos selecionados pelos japoneses estão:

A Pista de Atletismo de Praia Grande, que recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo. O piso sintético é do mesmo material utilizado nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, em 2004, Pequim, na China, em 2008 e Londres, na Inglaterra, em 2012 e nos Jogos Pan-Americanos, em 2007, no Rio de Janeiro. O local conta ainda com os aparatos necessários para competições de salto em altura e à distância, além de lançamento de disco, dardo e martelo.

O Ginásio Falcão é o principal de Praia Grande tem capacidade para receber público de 3 mil pessoas, conta com piso igual ao utilizado nas quadras da NBA (liga americana de basquete, a principal do mundo). O equipamento de 3 mil metros quadrados, possui quadra oficial de 20x40 metros e piso flexível.

Já o Ginásio de Ginástica Artística é o único na Baixada Santista específico para a modalidade. O equipamento ocupa área de 3 mil metros quadrados. Com capacidade para receber público de 500 pessoas, o ginásio, com 1,3 mil metros de área construída, conta com aparelhos necessários para treinos e competições.

Inaugurado em 2007, o Ginásio do Bairro Sítio do Campo tem quadra com medida oficial de 36x18 metros. A capacidade das arquibancadas é para um público de 700 pessoas.

O Ginásio Rodrigão tem capacidade para mil espectadores, quatro vestiários, duas salas para prática de artes marciais, sala de imprensa e piso flutuante 20x40 metros. A quadra conta com piso de alta tecnologia. Já o Ginásio Magic Paula tem capacidade para mil espectadores, quatro vestiários, duas salas para prática de artes marciais, sala de imprensa, piso flutuante 20x40 metros e tabelas de basquete móveis, além de campo de futebol anexo.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.