PG lança selo Condutor Gentil durante a Semana Nacional de Trânsito

Evento acontece na Cidade de 18 a 25 de setembro

Por Jaqueline de Marco | 15/9/2014

Motoristas que respeitam as regras viárias e ainda apresentam atitudes educadas e cidadãs no trânsito receberão o selo “Condutor Gentil”, em Praia Grande. O adesivo será lançado e distribuído durante a Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, e que contará também com diversas atividades voltadas para pedestres e condutores de veículos como bloqueios educativos, curso de Direção Emocional, inspeção veicular gratuita, entre outros. A abertura da Semana Nacional de Trânsito está prevista para acontecer às 10 horas de quinta-feira (18), na EM Isabel Figueirôa Bréfere, no Bairro Aviação.

O selo será lançado durante bloqueio educativo que será realizado no dia 19 de setembro com agentes de trânsito e seus filhos fardados como agentes mirins. Durante a ação, que acontecerá a partir das 10 horas, na Avenida Presidente Costa e Silva, Bairro Boqueirão, os motoristas receberão orientações sobre regras viárias e aqueles que respeitam as normas receberão o adesivo “Condutor Gentil”.

E nos dias 20 e 21 o selo voltará a ser distribuído na entrada e saída do no Litoral Plaza Shopping. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) apoiará as atividades desenvolvidas na pista de trânsito em miniatura promovida pela Polícia Rodoviária.

De acordo com o secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, a intenção do selo é estimular o princípio da ética e da democracia no trânsito. “Em Praia Grande queremos promover a cultura da paz, da cidadania e da valorização da vida”.

Semana Nacional - A Semana Nacional de Trânsito é especificada no Código de Trânsito Brasileiro e é um período destinado à promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades de trânsito de todo Brasil.

Marcelo Prado afirmou que campanhas educativas são fundamentais para o incentivo ao trânsito cidadão, seguro e participativo. “A ideia é sempre priorizar a saúde da população e do meio ambiente com a redução do número de vítimas e do índice da gravidade dos acidentes de trânsito, além da diminuição da emissão de poluentes e ruídos no tráfego”, explicou.
Confira a programação completa:

- 18 de setembro, às 10 horas, na EM Isabel Figueirôa Bréfere, no Bairro Aviação
Abertura da Semana Nacional de Trânsito: premiação dos finalistas do concurso cultural, homenagem ao Dia Municipal do Agente de Trânsito

- 19 de setembro, às 10 horas, na Avenida Presidente Costa e Silva, na altura da Alameda Metropolitana
Bloqueio educativo nas vias públicas: distribuição do selo “Condutor Gentil”, orientação de motoristas pelos “agentes de trânsito mirins” (filhos dos agentes uniformizados)

- 20 e 21 de setembro
Ação no Litoral Plaza Shopping: distribuição do selo Condutor Gentil nas cancelas de entrada ao estacionamento

- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carro
Na data é celebrada a Jornada Mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”, também conhecida como “Dia Mundial Sem Carro”, e a Setran vai promover a diminuição do número de veículos estacionados nos próprios e equipamentos municipais. A intenção do setor é incentivar a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e a prática da “carona solidária” entre os servidores municipais.

- 23 de setembro, as 10 e às 14 horas, no Auditório Roberto Marinho
Capacitação com motoristas da Prefeitura com o tema “Direção Emocional”.

- 23 e 24 de setembro, Espaço Piaçabuçu, Bairro Mirim (atrás da Prefeitura), das 9 às 17 horas
Inspeção Veicular: promovida pela empresa Porto Seguro, que disponibilizará durante o evento sua Carreta Linha de Inspeção Veicular. O ckeck-up gratuito será oferecido aos segurados e não segurados e verificará, entre outros itens, o alinhamento, suspensão, bateria, alternador, luzes e freios do veículo.

- 25 de setembro
Os finalistas do concurso cultural visitarão as dependências de diversos setores ligados ao trânsito, transporte e segurança da Cidade, como a Secretaria de Trânsito, de Transporte e a Guarda Civil Municipal, assim como também o Gabinete do Prefeito.

Outras informações sobre as ações podem ser obtidas pelo telefone 3496-5076.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.