Agentes de trânsito mirins realizam ações educativas em Praia Grande

Atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito, lançada dia 18

Por Jaqueline de Marco | 18/9/2014

Motoristas que trafegarem na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão, em Praia Grande, na sexta-feira (19), a partir das 10 horas, passarão por um bloqueio de trânsito diferente. Cerca de dez agentes de trânsito e seus filhos (fardados como agentes mirins e munidos com talão de multas infantil) orientarão condutores sobre regras viárias durante blitz educativa. Durante o evento, aqueles que respeitam as normas receberão dos agentes mirins um adesivo “Condutor Gentil”. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito, aberta oficialmente em Praia Grande na manhã de quinta-feira (18), na Escola Municipal Isabel Figuerôa Brefere, no Bairro Aviação.

Durante o lançamento oficial da Semana, foi realizada a premiação dos vencedores do concurso cultural que selecionou desenhos e frases de incentivo à gentileza no trânsito, realizado na Cidade durante o mês de agosto. Os textos escolhidos estamparão na alta temporada de verão faixas que serão espalhadas na Cidade durante projetos de educação no trânsito.

Estavam presentes no evento representantes das Secretarias de Trânsito (Setran), de Transportes (Setransp), de Promoção Social (Sepros), de Educação (Seduc) e de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), além da Polícia Militar e empresa patrocinadora.

De acordo com o secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, a ideia dos trabalhos é possibilitar atitudes que contribuam na melhoria da segurança viária. “Formar crianças e adolescentes em adultos mais responsáveis nas pistas é muito importante. E, à medida em que nossos jovens crescem como cidadãos, eles passam também esses conhecimentos aos familiares”.

Marcelo Prado afirmou ainda que a boa conduta no trânsito é uma questão de cidadania. “É necessário transformar comportamentos e valores, hábitos e atitudes, em processos práticos que deverão ser implantados no dia a dia, nas ruas, não apenas pelos alunos, mas pela comunidade em geral”.

Um dos vencedores do concurso cultural foi o estudante do 9º ano da Escola Municipal Isabel Figuerôa Brefere, Guilherme Soares do Nascimento, de 14 anos. De acordo com o jovem, o trabalho é muito importante não somente para estudantes, mas também para a população em geral. “Adorei participar do projeto e mais ainda por minha frase ter sido uma das escolhidas. Poder motivar a comunidade a fazer o certo nas vias é gratificante”.

A jornalista Flávia de Oliveira Souza Martins, mãe da Mariane Eliza, de 6 anos, vencedora na categoria desenho, disse estar emocionada com a premiação. “Minha filha é muito talentosa e adora desenhar. Ela ficou muito animada com o concurso e para mim, como mãe, é um orgulho ver que seu trabalho foi escolhido”, afirmou.

Programação – De 18 a 25 de setembro, Praia Grande conta com diversas atividades dentro da Semana Nacional de Trânsito, que incluem além do bloqueio com os agentes mirins, inspeções veiculares gratuitas, curso de direção emocional, entre outras.

Confira a programação completa da Semana Nacional de Trânsito:

- 18 de setembro
Abertura do evento

- 19 de setembro, às 10 horas, na Avenida Presidente Costa e Silva, na altura da Alameda Metropolitana
Bloqueio educativo nas vias públicas: distribuição do selo “Condutor Gentil”, orientação de motoristas pelos “agentes de trânsito mirins” (filhos dos agentes uniformizados)

- 20 e 21 de setembro
Ação no Litoral Plaza Shopping: distribuição do selo Condutor Gentil nas cancelas de entrada ao estacionamento

- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carro
Na data é celebrada a Jornada Mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”, também conhecida como “Dia Mundial Sem Carro”, e a Setran vai promover a diminuição do número de veículos estacionados nos próprios e equipamentos municipais. A intenção do setor é incentivar a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e a prática da “carona solidária” entre os servidores municipais.

- 23 de setembro, as 10 e às 14 horas, no Auditório Roberto Marinho
Capacitação com motoristas da Prefeitura com o tema “Direção Emocional”.

- 23 e 24 de setembro, Espaço Piaçabuçu, Bairro Mirim (atrás da Prefeitura), das 9 às 17 horas
Inspeção Veicular: promovida pela empresa Porto Seguro, que disponibilizará durante o evento sua Carreta Linha de Inspeção Veicular. O ckeck-up gratuito será oferecido aos segurados e não segurados e verificará, entre outros itens, o alinhamento, suspensão, bateria, alternador, luzes e freios do veículo.

- 25 de setembro
Os finalistas do concurso cultural visitarão as dependências de diversos setores ligados ao trânsito, transporte e segurança da Cidade, como a Secretaria de Trânsito, de Transporte e a Guarda Civil Municipal, assim como também o Gabinete do Prefeito.

Para informar a população sobre as ações, a Prefeitura está entregando panfletos e instalando faixas em diversos pontos da Cidade e cartazes em ônibus e em equipamentos públicos. Outras informações sobre a Semana Nacional de Trânsito podem ser obtidas pelo telefone 3496-5076.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.