Creche do Idoso: Respeito ao atendido e à família

Diferente da internação, serviço proporciona lazer aos mais velhos sem esquecer do convívio familiar

Por Luciano Agemiro | 22/10/2014

A idade avançada pode trazer dificuldades para realizar atividades simples como andar, comer, trabalhar, entre outras. Nesta hora a família se vê numa situação de dúvida: Largar o emprego para dedicar atenção integral ao idoso ou interná-lo em uma casa de repouso?
Pensando nisso, a Prefeitura de Praia Grande disponibiliza gratuitamente uma alternativa benéfica para o idoso e seus familiares, sem a necessidade de retirá-lo do convívio familiar e ainda permitindo que os familiares possam trabalhar normalmente. É a Creche do Idoso, um centro-dia que serviu até de modelo para o Governo Estadual instalar o serviço em outras cidades de São Paulo.

A diarista Roseli Borges, de 54 anos, cuidava da mãe Alice Pedreira Borges, de 90, porém tinha que deixá-la em casa para trabalhar. “Eu ficava com medo, pois ela passava o dia inteiro sozinha. Corria risco de cair, se machucar em casa ou até coisa pior”, conta.

Com a Creche do Idoso, Roseli fica mais tranquila. Além de saber que tem gente cuidando de sua mãe, não precisa pagar nada por isso. “Quando chego do serviço, busco minha mãe na creche e ainda consigo passear e ficar um tempo com ela”.

Atendimento - Todo dia, cerca de 60 idosos, na casa dos 90 anos, são atendidos em duas creches, nos Bairros Caiçara e Guilhermina. Quando chegam, de manhã, tomam café e depois começam a fazer diversas as atividades como jogos de cartas, ginástica, aulas de canto e aula de bordado. Tudo respeitando o limite e a vontade de cada um. No almoço, todos se reúnem à mesa para fazer a refeição. Antes de irem embora, no fim da tarde, ainda recebem mais um lanche.

Quem necessita de remédios têm atenção especial de uma profissional de enfermagem. Ao longo do mês, os idosos ainda recebem visitas de voluntários que promovem tardes de beleza, palestras e outras atividades.

Em 2015 será inaugurada a nova unidade da Creche do Idoso no Bairro Antártica, anexa a uma unidade do Programa Conviver, dentro das ações previstas no Programa Avança PG.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.