Concurso ampliará efetivo da Guarda Civil

Provas estão previstas para o dia 7 de dezembro

Por Ludmila Pilipavicius | 29/10/2014

Mais 100 homens integrarão a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande a partir do próximo ano. Com o aumento do efetivo, a Administração Municipal busca aprimorar os serviços realizados pela corporação e oferecer ainda mais tranquilidade a moradores e turistas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dia 20 de novembro.

A contratação de mais guardas integra o plano de metas do Programa Avança PG, lançado em novembro do ano passado pelo prefeito Alberto Mourão, como uma das prioridades na área de segurança pública do Município.

Conforme o edital, publicado no último final de semana, são 17 vagas para o sexo feminino e 83 para o sexo masculino. Os interessados devem ter o Ensino Médio completo; CNH categoria B; idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos, e estatura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,65m para os homens. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais em regime de escala diurna e noturna e o salário de R$ 1.206,60, mais gratificação de 50% sobre o salário base.

De acordo com o comandante da corporação, Marco Alves dos Santos, o concurso para Guarda de 4ª Classe foi dividido em duas fases. A primeira é composta de três etapas: prova objetiva (a ser realizada no dia 7 de dezembro), avaliação antropométrica e de aptidão física e, por fim, avaliação psicológica para uso e porte de armas de fogo. A segunda fase consiste no curso de formação. “A diferença deste concurso está na avaliação psicológica, que será realizada ainda na primeira fase, facilitando o procedimento de seleção”.

O comandante explicou ainda que como o curso de formação faz parte do concurso, os guardas deverão estar totalmente preparados em julho do ano que vem. “Nossos homens passam por um criterioso processo de preparação. O curso consiste em 902 horas/aula com instruções teóricas e práticas que farão toda a diferença no dia a dia de quem for aprovado”.

Entre as atribuições do Guarda Civil Municipal de 4ª Classe estão a execução de tarefas de patrulhamento, inspeção, vigilância, guarda e proteção das instalações, serviços e bens municipais; além de dar suporte às atividades do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), atuar na aplicação de primeiros socorros, na fiscalização de trânsito, no monitoramento de sistema eletrônico de alarmes; dirigir e operar viaturas, veículos especiais e náuticos e, por fim, colaborar com a observância do Código de Posturas Municipal.

O edital completo com as informações sobre os requisitos e mais detalhes sobre o concurso podem ser consultados no site www.praiagrande.sp.gov.br.

Avança PG - A ampliação do efetivo, a aquisição de equipamentos – viaturas e câmeras, por exemplo – e a revitalização da iluminação pública em vários pontos da Cidade são algumas das ações do eixo Cidade Segura, que integra o programa Avança PG. O programa define um cronograma de ações em diversas áreas da Administração Pública para o triênio 2014-2016.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.