Complexo Empresarial Andaraguá é aprovado pelo Consema

Reunião que deu parecer favorável ocorreu no dia 18

Por Pedro Sbravatti | 21/11/2014

O projeto do Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá, em Praia Grande, foi aprovado e considerado ambientalmente viável pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). A reunião que deu parecer favorável ocorreu em São Paulo, nesta terça-feira (18).

A aprovação por parte do Consema foi um passo decisivo na implantação do Complexo Andaraguá. A partir deste laudo, será possível a emissão da Licença Prévia (LP) para a construção do empreendimento.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, festejou a aprovação e ressaltou que o complexo empresarial trará inúmeros benefícios para a Cidade e Região Metropolitana da Baixada Santista. “Inevitável o reflexo que terá na economia regional com este empreendimento. O impacto não será sentido de imediato, mas é uma semente grande que crescerá ao longo dos anos gerando milhares de empregos de qualidade de todos os níveis. Foram seis anos de luta até a aprovação. O Andaraguá é um novo divisor de águas para Praia Grande com a geração de serviços e impostos para o Município”.

A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 1,4 bilhão na obra com geração de 15 mil empregos diretos e indiretos em várias áreas de atuação. A obra é uma iniciativa da empresa ICIPAR – Empreendimentos Imobiliários, que pertence ao Grupo Sonda. O principal objetivo do complexo é concentrar empresas de diversos segmentos não poluentes em um local onde possam ter acesso fácil às importações e exportações. O bairro foi escolhido por sua localização estratégica, à beira de uma rodovia, e próximo de uma linha férrea, distante apenas 17 quilômetros do Porto de Santos.

Dados - O terreno tem 12 milhões de metros quadrados. Deste total, 70% deve ser preservado e 30% destinado à construção. Estão previstos mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.