Passagem inferior vai melhorar trânsito na entrada e saída de PG

Quando finalizada, obra eliminará semáforos da entrada da Cidade

Por Paola Vieira | 16/12/2014

Melhorar a fluidez do trânsito na entrada e saída de Praia Grande. Este é o objetivo da obra que está sendo realizada na Avenida Ayrton Senna da Silva e que eliminará os semáforos permitindo o acesso direto ao complexo viário. Os trabalhos que foram iniciados na segunda-feira (15) fazem parte da segunda etapa do projeto, que conta com preparativos para a escavação de uma futura passagem inferior, que permitirá o acesso direto ao complexo viário. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final de 2015.

Desde 2011, Praia Grande vem desenvolvendo ações para remodelar a Avenida Ayrton Senna, que já resultaram na eliminação de mais de cinco trechos de semáforos da via. Com a passagem inferior, a via ficará sem nenhum cruzamento, semáforo ou outro tipo de interferência. Desta forma, em Praia Grande o motorista poderá seguir desde o início da Via Expressa Sul até a divisa com São Vicente sem ter a necessidade de parar.

Obra - Com aproximadamente 268 metros no total, a passagem inferior terá duas faixas de rolamento (3,5 m cada) para veículos e contará com passagem coberta com cerca de 70 metros de extensão e 4,5 metros de altura, o que permitirá o tráfego de ônibus. O prazo de execução total da obra é de 18 meses.

Durante o mês de novembro foi realizada a remoção de interferências como a adutora da Sabesp, de 4 metros de profundidade e 70 centímetros de diâmetro e o cabeamento das concessionárias de telefonia e televisão, além de pavimentação do desvio, que será utilizado durante toda a execução da obra. Em dezembro começaram as etapas para a construção das paredes da passagem inferior.

Recursos - As obras recebem recursos obtidos por convênios junto ao Estado (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE) e o setor estipula prazos, que devem ser cumpridos pela Prefeitura. Para que haja a liberação da verba para execução dos trabalhos foi necessário dar continuidade às obras de remodelação da Avenida Ayrton Senna. Caso contrário, a Prefeitura perderia o direito ao recurso.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, explica que quando pronta, a obra permitirá a eliminação dos semáforos na Avenida Ayrton Senna, oferecendo mais segurança no trânsito e uma fluidez maior no tráfego de veículos tanto para os que seguem no sentido Litoral Sul como os que vão em direção à Rodovia dos Imigrantes.

O prefeito destaca que, apesar dos transtornos, a obra trará diversos benefícios e pede a compreensão dos motoristas durante a temporada, explicando que, de qualquer forma, os trabalhos iriam interferir no trânsito nesta temporada ou na próxima. “O prazo de execução é de 18 meses. Independentemente da época em que começássemos os trabalhos eles seriam realizados durante pelo menos uma temporada de verão. Priorizamos realizá-los agora para solucionar o problema o mais breve possível, além de termos que cumprir o prazo para utilização da verba”.

Mourão ainda ressaltou que com as obras realizadas em São Vicente o tráfego fluirá melhor. “Há cerca de seis anos lutamos para acabar com os semáforos de São Vicente. Esta obra é uma complementação do que está sendo feito naquela Cidade para que a gente tenha toda a Via Expressa Sul e a Avenida Ayrton Senna sem nenhum farol. Teremos uma via expressa ligando a região metropolitana, que será fundamental para que o tráfego flua e para que, com a implantação do BRT, se tenha um sistema extremamente eficiente, que tire os gargalos e dê velocidade de locomoção regional”.

Trânsito - Durante a temporada de verão, todo o contingente de agentes de trânsito e demais funcionários que atuam na orientação e fiscalização do tráfego de veículos em Praia Grande trabalharão em plantões extras e estarão no local constantemente, em especial nos horários de pico de entrada e saída da Cidade. Além disso, o trecho é monitorado por câmeras da Central de Videomonitoramento e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) contará com trecho para parada de viaturas permanentemente no local.

De acordo com a Setran, o desvio no trânsito é uma ação necessária e o setor está realizando ações para que os possíveis transtornos no local sejam minimizados. A Setran informa ainda que, a partir do próximo domingo (21), nos finais de semana e feriados será instalada no local uma faixa exclusiva no acostamento para o transporte coletivo (o que beneficiará, por exemplo, os moradores da Cidade que seguem via ônibus intermunicipal para as cidades vizinhas) e veículos de emergência. A ação será implantada também nos dias 2, 3 e 4 de janeiro.

Além disso, será implantada, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, a operação “Onda Verde” (com sincronização e ampliação do tempo de sinal verde dos semáforos) na Avenida Cap. Luis Pimenta, Avenida Capitão Mór Aguiar, Rua do Colégio e Praça 22 de Janeiro, todas em São Vicente. Além disso, a Prefeitura de Praia Grande acertou com representantes da Cidade vizinha que na Avenida Capitão Luis Pimenta será proibido estacionar de segunda a sexta-feira, das 5 às 9 horas e, aos domingos, durante todo o dia.

Além disso, os setes semáforos da Rodovia dos Imigrantes, trecho em São Vicente, também terão os tempos de sinal verde ampliados e passarão a ficar abertos por 280 segundos, com 10 segundos de sinal vermelho. Toda a ação conta com apoio da Polícia Militar e Ecovias.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.