Força tarefa ambiental realiza mais de 40 autuações

Áreas de preservação do Município foram alvo de fiscalização

Por Lorena Flosi | 27/3/2015

A Prefeitura de Praia Grande realizou durante toda a última quinta-feira (26) uma força tarefa, que mobilizou mais de 70 funcionários de seis secretarias diferentes para fiscalizar e coibir irregularidades ambientais. Além de 46 autuações, a força tarefa, resultou em cinco prisões e mais de 100 objetos apreendidos. Seis áreas de preservação foram visitadas por fiscais, resultando em 14 autuações, uma reintegração e uma demolição. Coordenada pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), a força tarefa reuniu esforços das secretarias de Finanças (Sefin), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e Trânsito (Setran), além das polícias Ambiental e Militar.

O secretário de Urbanismo, Arnaldo Amaral, destacou a importância de ações voltadas à preservação ambiental “As atuações da força tarefa são instrumentos importantes de controle e repressão à crimes dessa natureza, e o trabalho deverá ser contínuo, visando a preservação ambiental e a contenção de invasões das áreas públicas e de preservação permanente”.

No bairro Vila Sônia, um ferro velho clandestino de reciclagem foi fechado, em área de mangue. Para construir moradias e reciclar materiais, o infrator promoveu o aterramento da área de preservação, sendo encaminhado à delegacia. Caminhões da Sesurb retiraram o material depositado ali de forma irregular, além de blocos para construção, caixas d’água e uma balança para pesagem do material reciclado. Três pessoas foram levadas à Delegacia-sede para averiguação, sendo duas por possível furto de luz e uma por desobediência. Um carro abandonado foi recolhido ao Pátio Municipal.

No Ribeirópolis, a força tarefa interditou um depósito clandestino de lenha para pizzarias e padarias. O local foi notificado a encerrar suas atividades por não atender ao zoneamento, e será vistoriado pela Polícia Florestal a fim de constatar a origem da madeira. Cada pedaço de madeira encontrado pode gerar multa no valor de R$300,00.

No bairro Princesa, um barraco foi demolido por estar em área de preservação, atendendo a uma denúncia da Ouvidoria Municipal. Na área do Andaraguá, foram lavradas 14 notificações e 6 autuações por parte da Polícia Florestal.

O descarte irregular de resíduos da construção civil também foi alvo de fiscalização, com destaque para as caçambas em vias públicas da chamada 1ª zona. Das 22 caçambas fiscalizadas do bairro Forte à Tupi, 19 foram notificadas e três apreendidas.

A ação seguiu até às 21 horas, quando um caminhão foi flagrado na Curva do S, bairro Samambaia, transportando material sem documentação, sendo autuado em R$5 mil. Outro caminhão, no bairro Maxiland, foi multado em R$15 mil. (Ambos pela SEMA)

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.