Atendimento à Saúde Animal tem equipamento inédito em Praia Grande

Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal prestará serviço itinerante gratuito em todos os bairros da Cidade

Por Pedro Sbravatti | 2/7/2015

Praia Grande inaugurou a Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (UMASA) nesta quinta-feira (2). A grandiosa e inovadora estrutura, montada em três containers, ficará durante 15 dias no Bairro Sítio do Campo, na Rua Doutor Olavo de Paulo Borges, n° 68, ao lado da Unidade de Saúde da Família (Usafa). Durante este período será prestado serviço gratuito de castração de cães e gatos. Os procedimentos já foram iniciados. A ação faz parte do Projeto Bicharada, desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção a Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) municipal.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou que a entrega da UMASA é mais uma das metas cumpridas do eixo Cidade Saúde do Programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

“A Cidade está enfrentando a questão da proteção animal, conscientização e posse responsável. A estrutura da Unidade Móvel oferece aos profissionais condições técnicas de prestar o melhor atendimento possível aos animais. A ação é mais uma que visa reduzir o número de animais abandonados nas ruas e evitar o abandono de filhotes”, comentou o prefeito.

O investimento para construção do equipamento e a aquisição dos materiais necessários para realização dos procedimentos foi de aproximadamente R$ 230 mil. A estrutura chama atenção pelo tamanho. Todos os espaços foram adaptados para oferecer o máximo de conforto para os animais que serão atendidos no pré e pós-cirúrgico e também os profissionais que atuarão no local.

Atendimento - A UMASA ficará 15 dias em cada bairro. As castrações, que ocorrem de segunda a sexta-feira, são agendadas pelos agentes comunitários, que visitam as residências efetuando um cadastramento prévio. Informações também podem ser obtidas nas Usafas. Após o Sítio do Campo, o serviço seguirá para o Forte, Guaramar e Aviação. Em média, serão entre 150 e 200 castrações em cada bairro.

“O projeto pode ser considerado único no Brasil. Trata-se de um serviço móvel que tem uma estrutura grandiosa em três containers. O Município tem como meta aumentar o número de castrações em um futuro próximo e também disponibilizar atendimento básico para os animais”, analisou o titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago.

Elogios – Os munícipes que acompanharam a inauguração da UMASA elogiaram o novo equipamento da Sesap. A maioria deles estava acompanhada do animal de estimação, que já tinha agendamento para a realização da castração.

A aposentada Rosimeire de Andrade, residente no Sítio do Campo há 21 anos, levou seu gato, Pierre, para ser castrado. “Estou impressionada com a Unidade. O mais importante é perceber que a Cidade está trabalhando para o bem estar dos bichinhos. As pessoas precisam se conscientizar e aproveitar este serviço que é gratuito”.

A professora de música, Mariana Fernandes, também moradora do mesmo bairro, agendou a castração para os seus seis gatos. “É difícil descrever o amor que sinto por eles. Quero cuidar da melhor forma possível. Castrar um animal é muito caro. A Prefeitura está concedendo isso de graça. Estou muito feliz”.

Dados - A Unidade Móvel foi montada em três containers (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados.

O primeiro módulo será destinado ao pré-atendimento cirúrgico, com serviços como anestesia e assepsia. O centro Cirúrgico ficará no segundo módulo. Este espaço contará com três mesas cirúrgicas para atendimentos simultâneos, bancada de apoio, materiais e aparelhos. O terceiro módulo comportará a área de recuperação pós-cirurgia. O último módulo funcionará como sala de espera para os donos dos bichinhos e também abrigará palestras e ações de conscientização sobre temas como, por exemplo, posse responsável de animais e combate à dengue. Os quatro ambientes são totalmente climatizados.

Existem ainda duas tendas acopladas na parte externa. Cada uma possui 12 metros quadrados. Os espaços também serão destinados para auxiliar nos atendimentos dos proprietários dos cães e gatos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.