Prefeitura divulga vencedores do 1º concurso literário

Lista dos finalistas pode ser conferida no portal Cidadão PG; premiação será em 15 de julho

Por Priscila Sellis | 3/7/2015

A Secretaria de Educação (Seduc) publicou ontem à noite no portal Cidadão PG os nomes dos finalistas do 1º Concurso Literário de Praia Grande. A lista inclui os 1ºs, 2ºs e 3ºs lugares de todos os gêneros e categorias que fizeram parte da competição literária. Os nomes podem ser conferidos no endereço eletrônico www.cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterariofinalistas. A premiação ocorrerá no dia 15 de julho no Complexo Cultural Palácio das Artes. Além de receberem os troféus, os vencedores terão seus trabalhos publicados numa antologia que será lançada com sessão de autógrafos também no Palácio das Artes, em data ainda a ser definida.

Voltado para professores e estudantes de todas as redes de ensino, o concurso homenageou o dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna, autor de obras como “O Auto da Compadecida”. O tema do concurso foi “Eu Cidadão... E Agora?”. O objetivo foi fomentar a produção artística literária em Praia Grande. “A ideia é que este concurso entre para o calendário cultural do município. Foi uma iniciativa do prefeito Alberto Mourão que contou com o envolvimento de diversos setores e acreditamos que entrará para a história da arte e cultura de Praia Grande”, afirma a secretária de Educação, Cláudia Meirelles.

Ao todo, mais de 750 produções literárias foram inscritas nos gêneros: artigo de opinião, crônicas, charges, poemas e memória literária. Cada gênero foi dividido em seis categorias: 5º e 6º anos; 7º, 8º e 9º anos; EJA I; EJA II; Ensino Médio e Professores.

Para análise e julgamento das obras, a comissão julgadora contou com especialistas cuidadosamente selecionados. “Eles foram escolhidos para esta tarefa por sua experiência, conhecimento e contribuição literária junto à sociedade”, explicou a presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Rosângela Maniçoba, aproveitando para agradecer o envolvimento dos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) e demais servidores da Seduc, além das outras secretarias municipais.

Oficinas – Um diferencial do concurso foi que os organizadores não se restringiram apenas a receber e julgar as produções literárias, mas promoveram diversas oficinas literárias, abertas a alunos e professores de todas as redes, visando prepará-los para a competição. “Houve um trabalho de integração e parceria entre as redes. Tivemos, por exemplo, oficinas ministradas em escolas estaduais e particulares. Ficamos muito felizes com esse envolvimento”, comemorou Rosângela.

Ministradas por especialistas em cada gênero, as oficinas foram realizadas em espaços e horários diversos, ensinando como trabalhar os elementos de cada gênero que fez parte do concurso. “As oficinas colocadas à disposição de estudantes e professores trouxeram mais segurança aos participantes, além de incentivo para que aperfeiçoassem suas produções”, destacou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Fátima Miranda.

Avança PG - O concurso segue preceitos do plano de metas Avança PG, que define ações para diversas áreas para o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Feliz que prevê o fomento à produção cultural do Município e a democratização do acesso à cultura em todas as suas áreas.

Apoio – O 1º Concurso Literário de Praia Grande contou com o apoio das seguintes editoras: Ática, Moderna, Globo, Leya, Évora, Folia de Letras, Scipione, Parceiros do Livro, Salamandra, Panini e Liberty. Além das editoras, a Seduc contou com a parceria das secretarias municipais de Comunicação Social (Secom), Cultura e Turismo (Sectur), Subsecretaria de Assuntos da Juventude, Diretoria de Ensino de São Vicente, Casa do Poeta e Centro Educacional Vila Verde.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.