Interessados em conduzir tocha olímpica devem se inscrever até dia 14

Passagem do símbolo dos jogos por Praia Grande já está sendo organizada

Por | 2/10/2015

Pessoas interessadas em conduzir a tocha olímpica pelas ruas de Praia Grande no próximo ano devem ter uma boa história de atrevimento. As inscrições estão sendo feitas no site www.quemseatreve.com.br até dia 14 deste mês e a seleção será feita com base na história apresentada pelos concorrentes por meio de texto, foto ou vídeo.

O Município deverá indicar cinco nomes de pessoas que levarão a tocha olímpica por Praia Grande, entre as 51 a fazer o percurso carregando esse que é considerado maior símbolo das competições esportivas mundiais, e que em 2016 ocorrerão no Rio de Janeiro.Os 45 demais serão selecionados pelo concurso.

No site de inscrição, o candidato faz um cadastro informando seus dados pessoais e envia um vídeo, um texto ou uma foto relatando ou mostrando uma história sua que demonstre seu “atrevimento”. Só é permitida uma inscrição por pessoa. A idade mínima exigida é de 12 anos.

Reuniões – Secretários e representantes de pastas municipais já realizaram duas reuniões preparatórias do evento, o que ocorrerá mensalmente até julho de 2016. Ainda não há a data exata, mas a tocha deverá passar pela região na segunda quinzena de julho do próximo ano.

A coordenadora do evento em Praia Grande é a vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Lígia Costa Russo, que já solicitou o engajamento de todas as pastas municipais nos preparativos “para que a passagem da tocha atinja seu objetivo de divulgar a realização da competição mundial no Brasil e que o maior número de pessoas da cidade seja envolvido nesse ato que antecede o acendimento da pira olímpica, na abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016”.

O secretariado está apresentando sugestões de atrações que possam agregar o maior número de munícipes ao longo do percurso da tocha, que, vinda da Capital de São Paulo, sairá de frente do Paço Municipal de Praia Grande, seguindo pela Avenida Kennedy até a Rua Limeira para acessar a Avenida Costa e Silva até a Avenida Castelo Branco, orla da praia onde, em frente ao Conviver Boqueirão, será realizado um ato simbolizando o encerramento da presença da tocha na cidade.

A tocha passará por 26 estados e DF. Das mais de 5 mil cidades no País, apenas 300 receberão a tocha a ser conduzida no total por 12 mil condutores. Em Praia Grande, serão 51 condutores que irão se revezando por um percurso de 10.200 metros no total.

Grécia - A chama olímpica é considerada principal símbolo dos jogos e evoca a lenda de Prometeu, que teria roubado o fogo de Zeus paraentregá-lo aos mortais. Desde 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus, no santuário de Olímpia, na Grécia, o que originou o termo olimpíada. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. Os nomes dos vencedores das competiçõescomeçam a ser registrados a partir de 776 a.C. Em 1936 inicia-se a tradição da tocha com a chama ser transportada até a pira, que permanece acesa durante o evento. E, aos poucos, o revezamento de condutores e o percurso foram ganhando maior relevância.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.