Festejos de Iemanjá devem atrair mais de 150 mil visitantes no fim de semana

Festejo mais tradicional do Estado acontece nos dias 5, 6, 12 e 13 de dezembro

Por Lorena Flosi | 1/12/2015

Praia Grande se prepara para receber os mais de 150 mil visitantes que devem vir ao Município no próximo fim de semana (5 e 6 de dezembro), atraídos pelo primeiro período dos festejos de Iemanjá, que acontecem também nos dias 12 e 13 de dezembro. São 157 templos inscritos apenas para o primeiro período, com aproximadamente 180 veículos autorizados, entre vans, ônibus e microônibus. O evento tem abertura oficial na sábado (5), às 20 horas, em frente à estátua de Iemanjá, no bairro Mirim.

“Além de trabalharmos para que haja uma fiscalização cada vez mais rígida, garantindo o conforto e segurança de moradores e visitantes, neste ano, o evento contará com cerca de 50 banheiros químicos ao longo do trecho de quase três quilômetros destinado ao evento, chegando à média de um banheiro masculino e outro feminino a cada 200 metros”, enumera o chefe da Coordenadoria de Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Adelino Souza Junior. Além dos banheiros, foram solicitados 20 pontos de água e 15 pontos de energia elétrica ao longo do trecho onde ocorrerão as homenagens.

O posto da Escolinha de Surf da Seduc, no Maracanã, além de mais outro, ainda a ser definido, funcionarão como centros de informações, orientando visitantes que tenham dúvidas quanto à organização e estrutura do evento. Para garantir estrutura adequada, a Prefeitura oferece às entidades religiosas envolvidas todo o equipamento de sonorização necessário para a abertura oficial dos festejos, que deve contar com cânticos religiosos e oferendas. Um palanque também será montado em frente à estátua de Iemanjá, para as apresentações necessárias.

Trânsito - Durante todo o período de festejos, da meia-noite de sexta-feira (4) às 18 horas de domingo (6), a Avenida Presidente Castelo Branco ficará interditada, da altura da Rua 23 de maio até a 1º de Janeiro, ficando a Rua 9 de julho e Avenida Presidente Kennedy como rotas alternativas sinalizadas. Durante todo o tempo de interdição, a Secretaria de Trânsito (Setran) manterá agentes no local para orientação e apoio.

Trajeto – Não-federados e federados devem trocar sua autorização provisória, eviada por e-mail, pela definitiva no posto de validação, no estacionamento da Prefeitura, bairro Mirim, a partir das 20 horas de sexta-feira (4). O posto funciona durante todo o tempo de evento, sem interrupção, até as 9 horas de domingo (6). De lá, os veículos deixarão seus passageiros na orla da praia, em frente à área destinada a seus grupos, seguindo ao estacionamento no Espaço Alvorada, no bairro Quietude. Veículos cadastrados para os festejos que forem surpreendidos trafegando vazios pelo Município serão apreendidos e autuados.

Segurança - Para garantir a segurança dos participantes, o Município conta com um efetivo da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). A dica é evitar levar crianças ao evento, mas caso seja inevitável, o ideal é mantê-las com identificação visível, com nome do responsável e telefone de contato.

Menores que se perderem dos pais serão levados aos postos de informações. Caso os pais não sejam localizados, as crianças serão encaminhadas à Escola Municipal Oswaldo Justo, na Rua 1º de Janeiro, 987, Bairro Mirim. Ali, serão recebidas por atendentes de educação e serventes da Secretaria de Educação (Seduc), que se encarregarão da higienização e alimentação. Uma área de descanso, com colchões e roupas de cama, será montada no local para que possam repousar. Para retirar as crianças, os responsáveis devem se dirigir ao local com documentos de identificação próprios e dos menores.

Os preparativos para o evento fazem parte de uma série de ações da Prefeitura para o fomento à produção cultural do Município e democratização do acesso à cultura, contempladas no eixo Cidade Feliz, do plano de metas Avança PG para os anos de 2014 a 2016. “A festa é um dos mais importantes eventos religiosos da Região. E apesar de ser realizada por cidadãos adeptos dos cultos de matrizes africanas, espíritas, espiritualistas e umbandistas, é aberta ao público em geral. É uma manifestação cultural muito bonita e emocionante”, finalizou Souza Junior.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.