Estrutura do Serviço de Atendimento Domiciliar é ampliada

Setor conta com equipe formada por 11 profissionais

Por Pedro Sbravatti | 1/2/2016

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) foi implantado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande em 2014. Ao longo deste período o SAD ampliou sua estrutura e, recentemente, ganhou uma sede específica, localizada no primeiro andar do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas). O resultado deste crescimento é que o setor passou de 25 para 60 o número de pacientes beneficiados.

A meta da Sesap é ampliar ainda mais os atendimentos do SAD. Atualmente, a equipe é composta por 11 profissionais (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem e motorista). No futuro, uma nova equipe deverá ser montada reforçando o setor. “A nova sede, por exemplo, possibilitou uma maior interação entre os profissionais. Ainda estamos em um processo de expansão”, disse a coordenadora do SAD, Maíra Seidl.

A atenção domiciliar é um elo entre os serviços prestados pelos setores de Atenção Básica e Urgência e Emergência. Através do SAD o paciente acaba recebendo um acompanhamento intenso, de acordo com a complexidade do caso, mas no conforto de seu domicílio ao lado de seus familiares. Outro benefício é a significativa redução do risco de contrair algum tipo de infecção hospitalar. “Esse acompanhamento humanizado e próximo dos familiares tem peso importante na recuperação do paciente”, comentou Maíra.

O SAD já vem realizando dois novos serviços assumindo pacientes de oxigenoterapia e também a desospitalização consciente. Dentro de todos esses procedimentos, a participação dos familiares e cuidadores é considerada decisiva. Os integrantes da equipe procuram passar instruções. Desta forma, este grupo está capacitado a oferecer cuidados de saúde apropriados. “Esta figura é fundamental no processo de melhora dos atendidos, afinal são eles os companheiros diários dessas pessoas”, analisou a coordenadora.

Avança PG - A implantação do SAD no Município faz parte das metas estipuladas no eixo Cidade Saúde do Programa Avança PG, conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes áreas de atuação, de acordo com os setores da Cidade. A regulamentação do serviço foi confirmada através da Lei Municipal número 1789/2015, assinada em dezembro do ano passado.

Serviço – O SAD realiza atendimentos todos os dias da semana, das 7 às 19 horas. Para receber o serviço, o paciente precisa contar com um encaminhamento médico. O caso passa por uma avaliação. A residência do solicitando também é avaliada para ver se tem estrutura para receber o enfermo neste processo de reabilitação.

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