PG ganha novo ecoponto para descarte correto de lixo reciclável

Unidade fica no Bairro Ribeirópolis e funciona de segunda a sexta, das 8 às 17hs

Por Jaqueline de Marco | 20/4/2016

Praia Grande conta com um novo espaço para o descarte correto de lixo reciclável, o Ecoponto Ribeirópolis. O local, inaugurado na última terça-feira (19), é o décimo em funcionamento na Cidade, que já conta com unidades nos bairros Aviação, Sítio do Campo, Mirim, Nova Mirim, Caiçara, Real, Maracanã, Boqueirão e Solemar. O novo ecoponto fica na esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira, no Bairro Ribeirópolis, e recebe materiais de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Com aproximadamente 200 m² de extensão, o Ecoponto Ribeirópolis conta agora com caçambas específicas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte).

E na ocasião, além da inauguração do novo espaço, foram entregues também quatro novos caminhões de modelo munck (para movimentação de itens pesados), que serão utilizados nos serviços de manutenção e limpeza do Município. Os caminhões serão utilizados pelo Departamento de Manutenção Ambiental, Divisão de Serviços Gerais e de Iluminação Pública em serviços como podas de árvores, manutenções nos sistemas elétricos e demais ações de manutenções e limpeza da Cidade.

De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Soraia Millan, a Administração Municipal quer que as pessoas tenham um sentimento de pertencimento com os ecopontos. “As pessoas precisam entender que estes locais são delas, para que utilizem e conservem. Queremos que as pessoas colaborem com este trabalho tão importante que é o reaproveitamento de materiais recicláveis”.

O prefeito de Praia Grande também destacou a importância da nova unidade. “O problema não é falta de serviços oferecidos pela Prefeitura, mas sim cultural de algumas pessoas. O trabalho que realizamos de coleta seletiva além de ser social, pois colabora com a cooperativa de ex-catadores de lixo, ainda é um grande projeto de enfrentamento ao risco ambiental”.

Na oportunidade o prefeito destacou ainda a intenção que a Prefeitura tem de ampliar o projeto. “Queremos que praticamente todos os bairros da Cidade recebam uma unidade e que locais mais populosos recebam mais de um ecoponto. A meta é alcançarmos cerca de 50 unidades por toda Praia Grande”, comentou.

Presente na solenidade de inauguração, a comerciante Josefa Antonia da Silva Gonçalves, de 58 anos, comentou que toda a população também precisa fazer sua parte. “O Ecoponto está aí para todos utilizarem. Vamos também ajudar a divulgar este projeto para nossos clientes”.

Dono de um comércio no bairro, Willian Ribeiro, de 35 anos, elogiou a ação realizada pela Prefeitura. “Precisamos colaborar com o meio ambiente, fazendo a nossa parte também. O lixo, quando descartado nas áreas públicas, causa vários transtornos, além de problemas de saúde na população. Precisamos colaborar”.

Os equipamentos têm mostrado resultados. Só em 2015, foram recolhidos nestes locais um total de 164.380 kg de materiais recicláveis. Com esse valor somado às coletas seletivas realizadas porta a porta e em entidades cadastradas na Cidade, Praia Grande recolheu no último ano 1.160.140 kg de itens recicláveis.

Endereços - Atualmente, a Cidade conta com unidades Ecopontos nos seguintes endereços: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria), Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura), Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro) e Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu).

Coleta Seletiva – Praia Grande conta com dois tipos de serviço: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: às 8 e às 14 horas.

Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.

Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos ecopontos da Cidade.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.