PG inicia vacinação em crianças da segunda dose contra gripe

Cidade imunizou 96,47% do público alvo e superou meta da Campanha

Por Pedro Sbravatti | 31/5/2016

Praia Grande iniciou a aplicação em crianças com idades entre seis meses e quatro anos da segunda dose da vacina que protege contra tipos de gripe sazonais e o H1N1. A medida faz parte da nova etapa da Campanha, que, de acordo com o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde, foi encerrada oficialmente nesta terça-feira (31). O atendimento aos jovens na Cidade ocorre em todas as Usafas e Multiclínicas do Município, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

A Cidade já vacinou 59.251 pessoas, o que representa 96,47% do total que deveria receber a dose, pouco mais de 61 mil pessoas. Desta forma, a Cidade superou a meta da ação estipulada pelo Ministério da Saúde que é vacinar 80% do público alvo, fato que também ocorreu nos últimos anos.

Além dos grupos prioritários (idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres em período pós-parto e as crianças entre seis meses e quatro anos), também foram imunizadas mais 14.471 pessoas portadoras de doenças crônicas. Este público não entra para a estatística geral relativa à meta da Campanha por não ter uma média mínima definida para ser vacinada. Com isso, no total, foram 73.922 munícipes que receberam gratuitamente a dose.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande prestou ainda serviço específico para vacinar os idosos internados em instituições públicas e particulares do Município. Os pacientes acamados também tiveram atendimento especial com o agendamento e visita de um agente de saúde que aplicou a vacina.

Esclarecimento – Durante toda a Campanha, em nenhum momento a vacinação foi paralisada na Cidade. Ocorreram apenas questões pontuais de encerramento do estoque em algumas unidades. Assim que a Sesap foi informada, solucionou o caso, repondo as doses.