4ª Semana da Mata Atlântica atrai centenas de pessoas

Evento metropolitano ocorre até quinta-feira (2) no Palácio das Artes

Por Paola Vieira | 31/5/2016

Ampliar o conhecimento e a conscientização da população sobre preservação ambiental é o principal objetivo da 4ª Semana da Mata Atlântica que ocorre em Praia Grande até a próxima quinta-feira (2). Para iniciar oficialmente as atividades, nesta terça-feira (31) o prefeito de Praia Grande percorreu a exposição que conta com participação de museus, ONGs e setores da Administração Municipal.

Durante toda a manhã o público pode conferir de perto réplicas de animais marinhos, exemplares de minerais e fósseis, peças de madeiras nativas da Mata Atlântica, entrar em uma casa auto-sustentável (geodésica), conhecer bancos (estilo pufe) feitos de pneus e ainda conhecer o trabalho de setores como a Guarda Ambiental, Defesa Civil e Grupamento de Artilharia Antiaérea – Fortaleza de Itaipu (GAAe). No período da tarde, palestra sobre Arborização Urbana atraiu centenas de pessoas ao auditório.

Para o prefeito de Praia Grande, a característica itinerante do evento reforça ainda mais a importância da consciência ambiental regional. “A preservação dos mananciais é importante para nossa própria sobrevivência. Respeitar o meio ambiente é fundamental. Temos em nossa região, por exemplo, rios que nascem em uma cidade e deságuam em outra e nesse processo enfrentam diversos problemas com materiais que poderiam ter sido reciclados. Eventos como este devem ser realizados mais vezes para provocar essa consciência nos cidadãos das nove cidades que integram a região Metropolitana da Baixada Santista”.

Um dos autores do ‘Caderno de Educação Ambiental – Arborização Urbana’, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Walter Figueiredo Silva discorreu sobre o tema enfatizando o papel fundamental do papel público no desenvolvimento de ações nesta área. “É preciso estimular os municípios a incorporarem o planejamento ambiental para o desenvolvimento sustentável das Cidades. Um de nossos desafios, por exemplo, é compatibilizar as árvores com equipamentos urbanos”, disse. Logo após a palestra foi realizada oficina sobre Viveiros.

Na quarta-feira (1º) o evento inicia às 9h30 com a palestra “Monitoramento, impactos e conservação da fauna marinha na Baixada Santista”. A partir das 13h30 representantes do SOS Mata Atlântica falarão sobre a “Universalização do Saneamento Básico”, em seguida, às 15h30, o Instituto Abramundo abordará estudo realizado sobre “Índice de Letramento Cientifico”.

O evento tem apoio de todos os municípios da região, Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), por meio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).

A programação completa pode ser conferida no site www.cidadaopg.sp.gov.br/semanamataatlantica. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão.