quarta-feira
13 de novembro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Foto: Alexandra Giulietti
 
Praia Grande terá Semana da Cultura Caiçara em 2017
Projeto foi aprovado na Câmara dos Vereadores e terá como objetivo fomentar as raízes caiçaras no Município
6/6/2016 | Aline Rollo, MTB: 39.222
 
A partir do ano que vem, Praia Grande terá uma semana especial para celebrar a cultura caiçara. Na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores da última quinta-feira (2), foi aprovada por 15 votos a PL 15/16, que institui no Calendário Oficial de Eventos da Cidade a Semana da Cultura Caiçara. A programação será realizada de 25 a 31 de maio de 2017.

O projeto, de autoria da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, visa difundir a cultura caiçara em Praia Grande, fomentando diversos tipos de manifestações culturais que envolvam as raízes do Município.

O trabalho faz parte de uma série de ações da Prefeitura para o fomento à produção cultural do Município e democratização do acesso à cultura, contempladas no eixo Cidade Feliz, do plano de metas Avança PG para os anos de 2014 a 2016.

A ideia de incluir a Semana da Cultura Caiçara no Calendário Oficial de Eventos de Praia Grande surgiu após a criação do projeto Identidade na Diversidade, em 2015. Inicialmente, o projeto tinha como objetivo identificar e reunir grupos folclóricos da Cidade, descobrindo histórias e lendas caiçaras, formando uma identidade específica.

Esse mapeamento foi dividido em dois segmentos: Inquérito Caiçara, que levantou histórias, documentos e lendas com a ajuda da população; e Gastronomia Caiçara, que promoveu oficinas sobre o tema, com aulas práticas e teóricas, e participação da jornalista Christina Amorin, especializada em gastronomia caiçara.

Próximos passos – Virna Gomes Meira, autora do projeto Identidade na Diversidade e chefe da divisão de Difusão Cultural da Sectur, comemora a aprovação do evento em Praia Grande, e afirma que a partir de agora, há muito trabalho para ser feito. “Tudo o que fizemos foi documentado para que desse base ao projeto de lei. Tivemos uma grande vitória não só para Praia Grande mas para toda a região, que poderá contar com mais uma forma de resgate da cultura caiçara. Agora, vamos trabalhar com as idéias, sugestões e projetos que farão parte da semana. Nosso objetivo é envolver diversos tipos de arte como a fotografia, dança, teatro e principalmente, as oficinas gastronômicas durante todo o evento, contando também com a participação das escolas municipais, que muito têm a nos auxiliar e a passar para os estudantes sobre nossa rica cultura de raiz”.

Para o diretor do departamento de Gestão Cultural da Sectur, Renato Paes, a aprovação da Semana da Cultura Caiçara em Praia Grande é uma conquista imensa para a Cidade. “Fiquei muito emocionado porque esse projeto tem uma grandiosidade cultural de muito valor. Vivemos em um mundo globalizado e acabamos esquecendo nossas raízes. Teremos uma oportunidade impar de fomentar nossa cultura caiçara através da arte e gastronomia e esperamos fazer um belo trabalho, fazendo com que o Munícipe possa conhecer um pouco mais dessa cultura, assim como participar cada vez mais de atividades que promovam as raízes caiçaras na região”.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. E para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.





    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias