quarta-feira
13 de novembro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Moradores do Samambaia ganham unidade do Programa Conviver
Espaço tem capacidade para atender a mais de 500 pessoas
21/6/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
 
Quem tem mais de 50 anos e mora na região do Bairro Samambaia já pode aproveitar os serviços da sétima unidade do Programa Conviver. Inaugurada nesta terça-feira (21), a unidade foi criada especialmente para oferecer mais qualidade de vida aos munícipes da Melhor Idade. As inscrições já estão abertas e entre as atividades, aulas esportivas como ginástica e alongamento e espaço para diversão, como jogos de mesa. A inauguração desta unidade do Programa Conviver faz parte das ações previstas no plano de metas Avança PG.

O Conviver Samambaia conta com amplo espaço interno, dividido em salas para a prática de atividades físicas, espaço para jogos de mesa e também salas para as atividades culturais, como as aulas de artesanato que serão disponibilizadas futuramente. A unidade conta ainda com espaço externo, onde os frequentadores também poderão realizar atividades físicas.

A dona de casa, Maria Conceição de Almeida Cunha Barbosa de Oliveira, de 54 anos, é uma das primeiras candidatas a frequentadora do Conviver Samambaia. Moradora do bairro, já sabe até quais atividades quer fazer. “Trouxe minha documentação para fazer a inscrição hoje. Vou ver as atividades que já estão com inscrições abertas. Mais adiante, quero fazer aulas de dança e de costura”.

A aposentada Maria Natividade da Cruz Castro, de 75 anos, também mora no Samambaia e pretende aproveitar o tempo livre para fazer atividades na nova unidade do Conviver. “Achei tudo muito bonito, muito limpo e iluminado. Temos que aproveitar e conservar este espaço”.

O prefeito de Praia Grande esteve no evento de entrega e também destacou a importância das unidades do Conviver na integração da comunidade. “Esse é um espaço de cidadania para integrar todas as pessoas. Aqui os moradores podem fazer amizades, discutir problemas em comum. Esta é terceira unidade que inauguramos nos bairros mais populosos e vai atender aos anseios dos frequentadores. Estamos respeitando as individualidades do ser humano. Não há um modelo fechado para o Programa Conviver, cada unidade tem sua peculiaridade”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou a participação da Melhor Idade nos programas sociais. “Costumo dizer que de nada adiantaria construir uma nova unidade se não houvesse a participação do público. O Conviver Samambaia era uma reivindicação antiga dos moradores e agora será possível oferecer mais qualidade de vida aos idosos de toda a região”.

Outras autoridades também participaram do evento de inauguração, entre eles, o deputado estadual, Cássio Navarro; a vice-prefeita, Maura Lígia Costa Russo; a secretária de Promoção Social de Praia Grande, Gisele Domingues; vereadores e representantes de associações de bairros.

Para participar das atividades do Conviver Samambaia, os interessados precisam levar RG e comprovante de residência. Para a prática de atividades físicas também é necessário atestado médico. Futuramente, o espaço abrigará também uma unidade da Creche do Idoso.

O novo Conviver fica na Avenida Pau Brasil, esquina com a Rua Itiberê da Cunha, no Bairro Samambaia.

Serviço - O Programa Conviver é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, e destinado a pessoas maiores de 50 anos. O projeto teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade. Com esta nova unidade, serão seis bairros diferentes. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3496-5049.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Programa - O Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. A nova unidade do Programa Conviver faz parte do eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias