Alunos de informática participam de formatura no PDA

Formandos são de unidades sociais instaladas em diversos bairros

Por Luciano Agemiro | 2/12/2016

A informática não é mais segredo para nenhum dos 360 formandos do curso de informática das unidades sociais de Praia Grande. Na quinta-feira (1), durante cerimônia realizada no Palácio das Artes, eles receberam o diploma de conclusão do curso. Para os mais jovens, um diferencial para a carreira profissional. Para os mais velhos, a chance de descobrir como se usa esse aparelho tão complexo chamado computador.

A estudante de Serviço Social, Eliete Portão de Souza, de 44 anos, fez aulas no PIC Real em busca de um diferencial para o seu currículo. “Hoje em dia o mercado exige muito que se tenha familiaridade com a informática. Eu já tinha certo conhecimento, mas no PIC tive a oportunidade de me especializar mais e estou adorando. Quero aprender mais”.

Com apenas 10 anos, o estudante, Nicollas Lopes Barreto, estudou no PIC Melvi e resolveu fazer as aulas de informática porque queria aprender mais sobre o computador. “Já tinha computador em casa e achava difícil de usar. Eu gosto dos jogos”.

Adilson de Carvalho Silva, de 55 anos, é morador do Bairro Vila Sônia e aproveitou as aulas para adquirir conhecimento. “Tive pouco contato com o computador no passado e o a falta de tempo para um curso piorou a situação. Agora que estou sem trabalhar aproveitei para me atualizar nesta área. Minha maior dificuldade foi a falta de pratica para digitar”.

A vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade, Nanci Solano Tavares de Almeida, destacou o empenho dos alunos ao buscar se atualizar no ramo digital. “Sei que para estes formandos este é um momento de vitória. Todos se esforçaram para conseguir superar esta etapa, que é uma atualização cultural. A informática permite acesso a mais informações e por consequência, mais conhecimento. O conhecimento amplia horizontes”.

Ao final da formatura, os alunos e convidados foram presenteados com a apresentação da Sinfônica Arpejo, projeto realizado em Praia Grande e também assistiram apresentações de alunos dos cursos de dança do Município.

Informática – A primeira unidade e oferecer aulas de informática foi o PIC Quietude, em 2010. Logo depois o Café Sérgio Mainente também ganhou laboratório e em Seguida, o PIC Real. Em 2015, por meio de uma doação do Rotary Club Praia Grande Forte Itaipu, mais três unidades ganharam laboratórios de informática. O PIC Melvi, o Cafe Vila Sônia e o Cafe Sítio do Campo.

Quem tiver interesse em participar das aulas deve ficar atento. As inscrições para as próximas turmas serão abertas no início do ano que vem.

Serviços - Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes um programa piloto, o PIC passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Cafe - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.