Moderna estrutura é destaque do Centro Especializado em Reabilitação

Atendimentos na unidade terão início no dia 23

16/1/2017

Consultórios com equipamentos de ponta, sala de atividade prática, espaço para horta e amplas áreas de convivência são apenas alguns dos destaques do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Joanna Imparato. A moderna unidade de Saúde foi inaugurada pela Prefeitura de Praia Grande no dia 13. Localizado na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, esquina com Rua Osmar Antoniolli, no Bairro Mirim, o CER realizará atendimentos aos pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental. A entrega faz parte das comemorações de 50 anos de aniversário da emancipação político administrativa da Cidade.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande confirmou para o dia 23 o início dos atendimentos voltados aos pacientes na nova unidade. Nesta semana os profissionais do CER direcionam os esforços na definição do fluxo de atendimento e protocolos que serão colocados em prática diariamente.

O prefeito de Praia Grande destacou a importância do CER para o trabalho destinado à reabilitação de pacientes. “Essa unidade funcionará como referência no Município. A estrutura foi pensada e projetada especificamente para atender esses casos de reabilitação física e mental. Os profissionais contam com suporte adequado para os tratamentos”.

O administrador municipal comentou ainda sobre a importância da humanização nos serviços prestados no setor. “Esse prédio tem que ser um templo do bom atendimento. O trabalho deve ser sempre em harmonia e com alegria. Os profissionais precisam abrir as portas para o paciente como se fossem para um familiar seu. Essa postura e acolhimento fazem grande diferença no desenvolvimento do tratamento”.

O CER tem espaços amplos e climatizados. São salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento. Outros destaques são o refeitório, horta, áreas de convivência, específica de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca.

Um diferencial do projeto praia-grandense fica por conta da implantação da sala de Atividade de Vida Prática. O local possui equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão, armários. Toda essa estrutura para oferecer aos atendidos autonomia nos afazeres diários.

O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, afirmou que a área da Saúde continua sendo uma das prioridades do governo e que recebeu uma série de investimentos nos últimos anos. “O Município passou por uma reestruturação na Atenção Básica, com a entrega de novas unidades e ampliação e revitalização das já existentes. As outras áreas, como as especialidades Médicas, Hospitalar e Urgência e Emergência também não foram esquecidas. Prova disso é a inauguração do CER”.

Durante a solenidade, o secretário deu uma boa notícia para os munícipes. A Cidade, que é referência e a única da Baixada Santista que tem médicos oriundos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), contará, em breve, com residentes em outras especialidades. “Praia Grande já está inscrita na Residência Multidisciplinar. Assim que todo processo for concluído, esses profissionais de seis especialidades atuarão dentro da estrutura do CER. O serviço ganhará em qualidade”, disse.

Núcleo Henry - Os serviços realizados atualmente no Núcleo Henry serão transferidos de forma definitiva para a nova unidade. Alguns atendimentos disponibilizados no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) também terão encaminhamento para o CER. O Centro Especializado em Odontologia (CEO) também deverá ficar em área anexa ao equipamento construído.