quinta-feira
23 de maio de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Praia Grande utiliza o planejamento para seguir como modelo de gestão
Cidade participou, nesta quinta (23), do 21º Ciclo de Debates do TCESP
23/3/2017
 
A Prefeitura de Praia Grande alcançou destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), estudo apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) nos anos de 2015 e 2016. A Administração Municipal está utilizando o planejamento e como ferramenta chave para melhorar a gestão em todas as áreas e se manter como referência na prestação de serviços. Como forma de capacitar seus gestores e se atualizar sobre as diretrizes do TCESP, o Município participou do 21º Ciclo de Debates, evento promovido pelo órgão estadual e que ocorreu nesta quinta-feira (23), em Santos.

O encontro reuniu cerca de 400 participantes de cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O grupo de profissionais de Praia Grande contou com a vice-prefeita, Maura Ligia Costa Russo, o chefe de gabinete, Anderson Mendes, secretários de diversas pastas, como de Educação, Esporte e Lazer, Assuntos de Segurança Pública, Planejamento, Administração e Meio Ambiente, além de responsáveis por setores da Prefeitura.

A vice-prefeita de Praia Grande explicou que a elaboração do orçamento municipal é realizado levando em conta dados que são levantados em cimas dos serviços prestados e das carências da Cidade. “O planejamento é fundamental para execução das ações. Somos um dos municípios que estão tendo acompanhamento direto das suas contas para serem aprovadas no final do ano. Praia Grande é referência na Região e nos orgulhamos disso”.

Maura Ligia destacou ainda que a participação nesses eventos funciona como fator decisivo para capacitar os profissionais praia-grandenses e também afinar a sintonia do que está sendo apontado pelo Tribunal. “As informações relacionadas ao terceiro setor foram importantes, já que é uma legislação que entrou em vigor em janeiro de 2017. É válido para que haja algumas cautelas necessárias. A preocupação da Administração Municipal é para estar sempre dentro do que é proposto para aprovação das nossas contas”.

O titular da Secretaria de Planejamento (Seplan) de Praia Grande, Nélio Dell’Artino, elogiou a organização do evento e sugeriu a organização de encontros com temas epsecíficos. “O TCESP está cumprindo o papel dele, alertando o gestor público. Pedi a um dos diretores para ter alguns encontros mais didáticos e temáticos. É necessário que eles entrem no mérito do dia a dia para que sintam o que passa e a realidade do gestor da unidade fiscalizada”.

Ciclo de Debates – O evento promovido pelo TCESP percorrerá ainda mais 11 regiões do Estado. Serão mais de 600 cidades paulistas que participarão das atividades. “O Tribunal busca não ser apenas um órgão punitivo, mas que disponibiliza os encaminhamentos corretos para que as Cidades cumpram o que está previsto nas leis. De uma forma pedagógica nossos técnicos reuniram informações importantes para os gestores”, comentou o presidente do Tribunal, Sidney Estanislau Beraldo.

O presidente ainda ressaltou que o Tribunal tem disponibilizado ferramentas para facilitar a disponibilização informações relevantes para os gestores municipais. “Além desse encontros, o TCESP oferece cursos na Escola Paulista de Contas, cartilhas, 18 no total que são distribuídas e que estão no site. No acompanhamento das contas ao longo do ano, ainda são emitidos avisos do descumprimento das leis, o que propicia a Cidade corrigir o rumo das ações”.

IEGM - A gestão de Praia Grande foi destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2015, divulgado pelo TCESP em dezembro de 2016. Além de evoluir em sua média geral, passando de B em 2014 para B+ no ano seguinte, que significa gestão muito efetiva, o Município ainda recebeu o melhor conceituado na média entre as quatro cidades da região consideradas de grande porte e superou a pontuação média do Estado de São Paulo (B, efetiva).

Para o levantamento, o IEGM busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção aos cidadãos e governança de tecnologia da informação.
Entre os 644 municípios do Estado de São Paulo, 39 são considerados de grande porte (acima de 200 mil habitantes). No estudo, Praia Grande figura entre as sete cidades de grande porte que tiveram a maior média do Estado junto com São Bernardo, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Indaiatuba e Presidente Prudente.





    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias