domingo
16 de junho de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Praia Grande adere ao Programa Prefeito Amigo da Criança 2017-2020
Prefeito assinou termo de compromisso com a Fundação Abrinq em prol das crianças
30/3/2017
 
Praia Grande aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança 2017-2020. Nesta quinta-feira (30), o prefeito assinou o Termo de Compromisso da Fundação Abrinq que visa avançar o Município na implementação das políticas pública para as crianças e adolescentes. A Cidade participa do programa desde sua criação, em 1997, e já foi contemplada com o prêmio.

Para melhorar a vida de crianças e adolescentes, o Programa propõe um conjunto de ações a serem desenvolvidas durante a gestão, que serão monitoradas e avaliadas de acordo com as diretrizes e planos nacionais vigentes em cada área. As ações do programas dividem-se em dois eixos: Gestão Pública e Políticas Sociais. Na Gestão Pública serão analisadas ações nas áreas de planejamento, investimento, e fortalecimento dos Conselhos de Direitos e Tutelares. Já no eixo de Políticas Sociais, as áreas abrangidas são a promoção de vidas saudáveis, educação de qualidade, e proteção em situações de risco.

A partir da adesão, o chefe do Executivo municipal deve nomear até 30 de novembro um articulador, que será o principal elo de comunicação entre o município e a equipe técnica do Programa durante os quatro anos de gestão. Neste primeiro ano todas as prefeituras que aderiram ao programa realizarão o diagnóstico da situação da infância levando em conta diversidade socioeconômica e cultural do Brasil, com esses dados será possível identificar os principais problemas que os Municípios enfrentam, dando chance ao gestor municipal de estabelecer prioridades e definir metas para enfrentá-las. Ao final da gestão os que obtiveram melhorias nas condições de vida de crianças e adolescentes e suas famílias, conjugando planejamento, participação social e ampliação de investimentos serão reconhecidos como Prefeito Amigo da Criança.

O prefeito destacou a importância da parceria em prol da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. “Nos últimos anos Praia Grande tem ganhado notoriedade em relação a políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Temos uma atenção especial em diversas áreas como educação, promoção social, saúde e esportes. A parceria com a Fundação Abrinq é muito importante e reforça ainda mais nossas ações”.

Compromissos - Entre os compromissos assumidos pelo Município estão o desenvolvimento da política de forma planejada, participativa, Intersetorial e Sustentável; realização de processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para infância e adolescência; qualificação das políticas de atendimento à primeira infância; fortalecimento da atuação do Conselho Municipal de Direitos, dos Conselhos Tutelares, Setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Já a Fundação Abrinq se compromete, entre outros, a mobilizar órgãos, instituições públicas e privadas em apoio às administrações municipais para implementarem ações integradas e de impacto na vida das crianças e adolescentes; apoiar tecnicamente os municípios participantes do Programa por meio de orientações, realização de seminários, oficinas e suporte técnico que se fizerem necessários para a execução do Programa.

Praia Grande ainda deverá formar uma Comissão Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança – Gestão 2017/2020 formada por representantes de diversas secretarias como Educação, Saúde, Promoção Social; ONGs, Associações, conselhos e outras entidades ligadas direta ou indiretamente ao atendimento das crianças e também dos adolescentes.

Amigo da Criança - Criado em 1997, o Programa mobiliza e apoia tecnicamente prefeitos e prefeitas de todo o país para que qualifiquem as políticas públicas em favor de crianças e adolescentes durante seu mandato. Para isso, o Programa estimula o fortalecimento das organizações que atuam com este público-alvo, incentiva a participação social, a transparência e a articulação das iniciativas promovidas pelo poder público e pela sociedade civil, por meio do diálogo constante entre diversas instâncias e do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias