terça-feira
12 de dezembro de 2017

 
 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2017
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Ações contra tuberculose realizadas em Praia Grande são premiadas
Tratamento gratuito na Cidade ocorre no CRATH, Usafas e Multiclínicas
31/3/2017
 
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande recebeu prêmio do Governo do Estado de São Paulo por conta das ações realizadas para combater a tuberculose. Os trabalhos e tratamento no Município são desenvolvidos pelo Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CRATH), unidades de Saúde da Família (Usafas) e também nas Multiclínicas.

O esforço do Município durante a Campanha de Combate à Tuberculose na busca ativa dos sintomáticos respiratório e dos contactantes (pessoas próximas dos portadores de tuberculose) resultou na premiação. A Cidade vem superando as metas desse tipo de ações ao longo dos últimos anos.

No total, de 2 a 20 de março, período da campanha, foram efetuados cerca de 2.500 exames de baciloscopia. “Quero agradecer o empenho de todos os profissionais que trabalharam duro ao longo desse período. O trabalho em rede com as Usafas e Multiclínicas foi o principal destaque”, enalteceu a coordenadora do CRATH, Jane Joice Gimenes.

A coordenadora contou ainda que utilizou a internet como importante ferramenta que facilitou a comunicação com as equipes das Usafas e Multiclínicas. “Montei um grupo no aplicativo de mensagens e a troca de informações foi mais dinâmica. Desta forma, tivemos a possibilidade de interagir e chegar a um resultado ainda melhor”.

Jane destacou ainda que o trabalho seguirá de forma intensa buscando sempre melhorar os índices do Município. “Gradualmente, ao longo dos últimos anos, Praia Grande está evoluindo no combate à tuberculose. Já superamos a meta do Ministério da Saúde, de 85% de cura dos novos casos. Agora precisamos reduzir o abandono do tratamento”.

Além das Campanhas, os trabalhos do CRATH ocorrem em todas as regiões da Cidade. Orientações dos sintomas, exames e coleta de material, bem como distribuição de material educativo também são realizadas em locais específicos como Fundação CASA, Casa de Estar, Centro de Detenção Provisória (CDP), Terminais de ônibus e Feiras Livres.

Tratamento - O tratamento da tuberculose pode curar praticamente todos os casos. O abandono do tratamento antes do tempo determinado pelo Ministério da Saúde é fator preponderante para dificultar o corte na cadeia de transmissão. Essa prática pode fazer com que os bacilos que estão no pulmão possam sobreviver. Neste caso, a pessoa muito provavelmente voltará a adoecer.

Sintomas - Os principais sintomas da tuberculose são: dor torácica, tosse por mais de três semanas, febre vespertina e suores noturnos e perda de peso. Caso uma pessoa apresente um ou mais desses sintomas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para realizar o exame de BK (escarro).



    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias