Praia Grande segue modernizando área da Saúde

Cidade aumentou número de unidades e profissionais ao longo dos últimos anos

7/4/2017

A Prefeitura de Praia Grande segue investindo na melhoria dos serviços de Saúde e driblando a grave crise financeira que o Brasil atravessa. Ao longo dos últimos anos a Cidade realizou uma série de ações que beneficiaram diretamente munícipes e turistas. Entre os trabalhos já colocados em prática e alguns que ainda estão em andamento, destaque para a inauguração e aumento no número de unidades, contratação de novos profissionais e aquisição de modernos equipamentos.

A evolução está ocorrendo em todos os setores, na Atenção Básica, Especialidades Médicas, Urgência e Emergência e Hospitalar. “Praia Grande vem evoluindo de forma constante. Mesmo assim, seguimos trabalhando duro buscando sempre aperfeiçoar o sistema. Temos como meta oferecer serviços e um atendimento cada vez mais com mais qualidade”, comentou o titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) local, Cleber Suckow.

Nos últimos anos o Município superou a média mínima de investimentos para o setor de 15% do orçamento local estipulada pela emenda constitucional nº 29/2000. A Cidade é apontada pelo Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV) como expoente na Região nos serviços prestados na Atenção Básica e Programa Saúde da Família (PSF). O Hospital Municipal Irmã Dulce também funciona como referência para a DRS-IV no atendimento de pacientes de média e alta complexidade. A unidade é líder no ranking e responsável por cerca de 50% dos atendidos em leitos disponibilizados pelo Governo do Estado em toda a Baixada.

Outro fator que comprova com exatidão esta evolução é que pelo segundo ano consecutivo Praia Grande recebeu nota máxima nas ações desenvolvidas na área da Saúde no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O resultado coloca a Cidade como a única da Região Metropolitana da Baixada Santista a receber esse conceito.

Destaques – A inauguração de seis novas Usafas e nove Academias de Saúde foi um dos destaques dos projetos executados em 2016. Além disso, a Sesap também vem revitalizando e ampliando os equipamentos já existentes. Chama ainda a atenção o aumento para 84 do número de equipes do Saúde da Família, mutirões de consultas e exames nas Especialidades Médicas, informatização do agendamento de consultas e dispensação de medicamentos e entrega de tablets aos agentes comunitários de saúde.

Merecem destaque especial a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG).

O CER é voltado ao atendimento de pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

Já o Nefro PG tem estrutura especial para desenvolver atendimentos especializados voltados à prevenção, diagnóstico, consulta e tratamento de doenças renais. No local funciona um ambulatório pré-dialítico e também área com equipamentos para terapia renal substitutiva. Atualmente, 207 pacientes recebem o atendimento pré-dalítico e mais 32 fazem hemodiálise.
Também foram entregues as novas sedes do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites, Caps Boqueirão, Caps i, Caps Álcool e Drogas (AD), Caps Mirim, Ceas Mulher, Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal (antigo Centro de Zoonoses), a frota de ambulâncias e um ônibus adaptado para pacientes com necessidades especiais. A Cidade passou a contar também com a Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa). O equipamento, construído em três conteineres, realiza castrações gratuitas de cães e gatos em todas regiões do Município.

Residência Médica – Praia Grande ganhou um importante reforço na área da Saúde. A Cidade passou a contar com mais 34 profissionais oriundos dos programas de ‘Residência em Medicina de Família e Comunidade´ (PRMFC) e também da ‘Multiprofissional’.
O Município é o único da Baixada Santista que faz parte da iniciativa do Governo Federal e funciona como modelo na Região. Com a PRMFC, a Sesap avança mais uma etapa no processo de ampliação da qualidade da Atenção Básica, setor considerado porta de entrada do sistema responsável pelos serviços primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

Uma das principais características dos programas é a fixação dos profissionais, promovendo maior integração com a população. “Esse é um momento especial e importante para a Saúde em Praia Grande. A Residência Médica traz qualidade na prestação dos serviços. A equipe da Secretaria de Saúde Pública se capacitou para receber a iniciativa. As unidades que já têm profissionais do programa demonstram uma melhora nos indicativos de saúde. O contato próximo do médico com o paciente é um diferencial”, disse, Suckow.