Público se emociona com a 7ª Encenação da Paixão de Cristo

Espetáculo foi apresentado na noite desta sexta (14) no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues

15/4/2017

Centenas de pessoas prestigiaram um dos espetáculos mais aguardados do calendário oficial de eventos de Praia Grande. A 7 ª Encenação da Paixão de Cristo foi apresentada na noite desta sexta-feira (14) no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, emocionando o público presente.

Acontecendo pela primeira vez no Pavilhão, o espetáculo mostra a história da vida de Jesus Cristo de forma sempre inovadora. A cada ano, a peça, encenada por atores amadores, profissionais e membros da comunidade, retrata a vida e morte de Jesus de uma maneira diferente. Neste ano, a história foi narrada pelas musas da mitologia grega, uma analogia à inspiração artística.

A apresentação foi elaborada em narrativa circular, tendo início a partir da morte de Jesus Cristo. Três palcos serviram de cenário para que os cerca de 80 atores pudessem representar a história em cenas simultâneas.

O público, emocionado com o espetáculo, aprovou a Encenação. “Sou de São Paulo e venho todos os anos prestigiar essa apresentação. Me emociono sempre com a mensagem deixada pela peça, que é o amor incondicional, a caridade e a valorização do homem que morreu para salvar a humanidade”, afirma Luciana Cristina Moraes, administradora de empresas.

Já para o artista plástico Paulo Freitas, a Encenação representa mais do que um espetáculo religioso. "É o terceiro ano que assisto e acho interessante o modo como a história é abordada. Não existe um cunho religioso mas sim histórico, que pode ser apreciado por pessoas de todas as crenças”.

O diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Renato Paes, ressalta a importância da Encenação da Paixão de Cristo para a Cidade. “É um espetáculo tradicional do qual temos muito orgulho, sendo conhecido por moradores e turistas há anos. O objetivo principal é promover uma reflexão sobre a vida, já que a única certeza que temos é a morte. Só temos o momento presente e a mensagem de amor e caridade é o maior legado da apresentação”.

O diretor do espetáculo, Rodrigo Pompeu, explica a narrativa diferenciada deste ano. “A história foi contada pelas musas da mitologia grega, aplicando uma narração singular que torna a peça mais reflexiva. A vida de Jesus Cristo pode ser retratada de diversas maneiras, nos dando liberdade de atuação e texto”.

De acordo com diretor, a participação da comunidade é um dos diferenciais do evento. “Temos um elenco maravilhoso, totalmente comprometido. São atores e pessoa da comunidade, que se dedicam a estudar e ensaiar durante dias, auxiliando em todos os pontos do espetáculo, desde o figurino até os últimos preparativos”.

O ator Alê Romano interpretou o personagem principal e ao final do espetáculo, estava emocionado. “Não tenho como descrever a sensação de interpretar um homem como Jesus Cristo, que nos deixou tantas mensagens de amor e fé. Participo da Encenação há 4 anos e este ano tive o privilégio de viver Jesus. Me dediquei muito a este papel e essa apresentação ficará guardada para sempre em meu coração”.