Obras deixarão Av. Ayrton Senna ainda mais segura

Alteração viária ampliará trecho de desaceleração para acesso sul do shopping

2/6/2017

A Avenida Ayrton Senna deverá ficar ainda mais segura para motoristas, ciclistas e pedestres. A obra de reformulação viária da entrada sul do shopping e retorno tem previsão para iniciar já na primeira quinzena deste mês e deve ser entregue em novembro. A notícia foi dada pelo prefeito de Praia Grande após reunião com representantes do Litoral Plaza Shopping e do posto de combustível, ao lado do empreendimento de lojistas.

Com projeto elaborado pela Prefeitura de Praia Grande, as obras serão executadas pelo shopping e consistem na alteração do traçado do início da via, com ampliação do trecho de desacelaração para entrada do shopping, que hoje tem cerca de cerca de 60 metros de extensão, para seis faixas com 160 metros de comprimento cada uma, o que deverá absorver o intenso fluxo de veículos que se afunila na entrada do shopping e algumas vezes atrapalha o trânsito na Avenida Ayrton Senna.

As seis novas faixas de rolamento serão distribuídas em uma exclusiva de retorno, quatro de entrada de clientes e outra de entrada de fornecedores do empreendimento. Além disso, a ciclovia e a calçada acompanharão o trajeto, no entorno do posto de combustível. Com a alteração do percurso, os trabalhos de arte em grafite do projeto Histórias e Traços também serão ampliados.

De acordo com o prefeito, as obras vão disciplinar o trânsito local trazendo ainda mais segurança aos usuários do sistema. “A prefeitura intermediou e elaborou a solução técnica que melhora a segurança e mobilidade para sociedade e que também não prejudica o posto de combustível. Esta obra vai melhorar a segurança de pedestres que passam hoje pela frente do posto, de ciclistas que terão uma ciclovia apropriada, e para motoristas já que existe o fluxo de veículos que estão adentrando no posto ou entrando no shopping ou que fazem o retorno para a região sul da baixada e acabam se cruzando , colocando em risco a vida de pessoas”.
O gerente geral do shopping, Martinho Polillo, explica que as obras trarão diversas melhorias, mas destaca também a segurança. “Possuímos compromisso com o município de redução de impactos no trânsito e sistema viário existente no entorno do empreendimento, que permitirá maior facilidade de acesso aos clientes frequentadores do Litoral Plaza”.

Já o sócio-proprietário do posto de combustíveis, Bruno Diogo, explica que houve uma longa tratativa visando deixar o projeto adequado para todas as partes. “Conseguimos chegar em um acordo envolvendo o shopping, a Prefeitura e o posto, em uma ação que vai trazer mais segurança para os ciclistas, pedestres e motoristas, já que hoje existe uma área de risco em que os veículos se encontram na saída do posto e entrada do shopping”, explica
Ayrton Senna – A Avenida Ayrton Senna, na entrada/saída de Praia Grande, passou por grande transformação, visando melhorar o trânsito e fluxo de veículos no local. Em 2012 foi entregue o Viaduto Álvaro dos Santos, com passagem inferior para pedestres e veículos e retorno, além da criação de três faixas no sentido Praia Grande/São Vicente e outras três no sentido contrário.

Em junho de 2016 foi inaugurado o Viaduto do Sol que conta com uma pista superior com duas faixas de rolamento, assim como na Ponte do Mar Pequeno, à qual dá acesso; e pista inferior com 268 metros de extensão, com duas faixas de rolamento (3,5 m de largura cada uma) e 4,5 metros de altura, o que permite o tráfego de ônibus. O local ainda recebeu paisagismo, arte em mosaico e instensificação da iluminação pública.