sábado
21 de outubro de 2017

 
 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2017
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Emissário Submarino no Canto do Forte é revitalizado
Entorno ganhará vagas de estacionamento, área gramada, trecho de ciclovia e praça
12/7/2017 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
 
Um novo espaço de lazer será criado em Praia Grande com as obras de revitalização do entorno do Emissário Submarino da Sabesp e da plataforma anexa, localizados na orla do Bairro Canto do Forte. Os trabalhos, que tiveram início em junho deste ano, estão sendo coordenados pela Secretaria de Obras Públicas (Seop) e compreendem a troca do calçamento, a criação de novas vagas de estacionamento, área gramada, mudança em trecho da ciclovia e construção de nova praça. O prazo de execução da obra é de aproximadamente 12 meses.

Localizado no calçadão da praia, em frente à Praça Duque de Caxias, na altura da Rua Brigadeiro Faria Lima, o trecho contará com a instalação de calçamento especial com pisos diversos, como mosaico português, cerâmica, pastilhas de vidro e um tipo de porcelanato que imita madeira, dando um aspecto de deck à área. O investimento total é de aproximadamente R$ 2,6 milhões sendo a maior parte advinda de convênio firmado junto ao Governo Estadual, através da Secretaria de Turismo (DADETUR).

Além do entorno do emissário, a plataforma anexa (utilizada no início dos anos 2000 como dependências da Casa da Cultura) ganhará trecho gramado, com jardim temático, transformando-se em uma praça de convivência. O local ganhará tratamento paisagístico, com nova distribuição urbanística para fluxo dos pedestres e pontos de iluminação.

No calçadão está sendo construída uma nova baia de estacionamento e o trecho de parada de veículos já existente, localizado entre o emissário e a Rua Gáspar Viana, será remodelado. Atualmente, o local está interditado até o término das obras.

Como o trecho faz divisa com a área militar da Fortaleza do Itaipu, novos gradis serão instalados no local. Além disso, a ciclovia da Avenida Presidente Castelo Branco, que tem seu marco zero instalado em frente ao Emissário, terá seu trajeto parcialmente prolongado para circular o equipamento.

De acordo com a secretária de Obras Públicas de Praia Grande, Eloísa Ojea, os trabalhos fazem parte de um projeto de remodelação dos entornos dos emissários submarinos, iniciada em 2016 com as melhorias do equipamento localizado no Bairro Tupi. “Com esse trabalho, a Administração Municipal está oferecendo novos espaços de lazer e convivência para todos. O que a Prefeitura quer é que a população ocupe estes trechos revitalizados e usufruam de locais com mais iluminação e beleza”.

Praia Grande conta atualmente com três emissários submarinos da Sabesp, localizados nas orlas do Bairro Canto do Forte, na altura da Rua Brigadeiro Faria Lima; e do Bairro Real, na altura da Rua Railton Barbosa dos Santos; e do Bairro Tupi, na altura da Rua Xavantes.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias