terça-feira
12 de dezembro de 2017

 
 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2017
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Pacientes do CER participam de atividade prática no Portinho
Ação ocorreu nesta sexta-feira (21). Novos eventos do tipo serão realizados
21/7/2017
 
A força de vontade do aposentado Euclídes Dias emociona e serve de exemplo. O ex-zelador sofreu um AVC em 2016. Após o momento difícil, acatou o conselho do médico e se mudou para Praia Grande em busca de melhor qualidade de vida. Um quadro depressivo agravou os problemas. Todo esse período difícil começou a mudar há três meses quando passou a ser atendido pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Nesta sexta-feira (21), ‘seu’ Euclídes, mesmo com dificuldade de locomoção e utilizando bengala, deu mais uma mostra de sua recuperação ao participar de uma série de atividades práticas da vida diária realizada por profissionais do CER na área de Lazer Ézio Dall’acqua, conhecido como Portinho.

Junto com um grupo de cinco pacientes atendidos pelo CER e que também sofreram acidentes vasculares cerebrais, o ex-zelador ficou encantado com as belezas naturais do Portinho, conheceu as dependentes da Escola de Educação Ambiental de Praia Grande e ainda participou de um passeio de barco pela região do mar pequeno e manguezal. A cada obstáculo vencido para completar a extensa programação, um sorriso, ainda que tímido, comprovava o momento especial.

“Estou muito feliz. Só tenho a agradecer essa equipe que nos trata sempre com carinho. É como se estivesse em família. Três meses atrás não andava e vivia deitado. Agora fiz até um passeio de barco. Vou ficar em definitivo em Praia Grande”, destacou ‘seu’ Euclídes, como é tratado afetuosamente pelos profissionais do Centro.

O principal objetivo das atividades práticas da vida diária é preparar os pacientes que tem limitações e que estão em processo de reabilitação para ações que ocorrem no cotidiano nas casas ou pelas ruas. “Vencer ‘desafios’ que para maioria das pessoas são movimentos normais, como subir no ônibus ou andar por uma calçada com algum tipo de desnível. Eles precisam perceber que são capazes de retomar a vida normal”, explicou a assistente social do CER, Amanda Prado Alvez de Souza.

Outro paciente que aproveitou ao máximo a ida ao Portinho foi Miguel Augusto D’avilla. Aos 8 anos, realiza tratamento neurológico na unidade. Com muito carisma, encantou a todos com suas brincadeiras. O passeio de barco foi o ponto alto do dia para o jovem. “Já tinha vindo no Portinho. Agora andar de barco foi a primeira vez. Foi muito legal”.

A responsável técnica do CER, Lucimara Patrícia Patti, afirmou que ao longo dos próximos meses novos atividades deste tipo serão programadas. “No CER são feitos exercícios de fortalecimento muscular e reorganização da estrutura motora. Nas atividades como as desta sexta os pacientes colocam isso em prática”.

Patrícia ressaltou que o trabalho multidisciplinar é fundamental para que os pacientes vençam as etapas do tratamento. No Portinho, a equipe estava composta por uma fonoaudióloga, assistente social, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. “O CER também desenvolve ações em parceria com as Academias de Saúde e as unidades do Programa Conviver. Praia Grande conta com uma Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência. Quem quiser colaborar é só procurar a unidade”.

CER - O Centro Especializado em Reabilitação (CER) Joanna Imparato atende pacientes de todas as faixas etárias. Crianças, adultos e integrantes da melhor idade são beneficiados com amplos consultórios e modernos equipamentos destinados ao tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

A unidade foi inaugurada no dia 16 de janeiro de 2016 e fica localizada na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, esquina com Rua Osmar Antoniolli, no Bairro Mirim. A entrega fez parte das comemorações de 50 anos de aniversário da emancipação político administrativa da Praia Grande.

Dados - O CER tem salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento. Outros destaques são o refeitório, horta, áreas de convivência, específica de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca.

Um diferencial do projeto praia-grandense fica por conta da implantação da sala de Atividade de Vida Prática. O local possui equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão, armários. Toda essa estrutura para oferecer aos atendidos autonomia nos afazeres diários.



    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias