Em Praia Grande não faltam motivos para comemorar o Dia Internacional do Idoso

Serviços municipais ofertam qualidade de vida a quem já passou dos 60

26/9/2017

Dia 1º de outubro é festejado o Dia Internacional dos Idosos e para quem mora em Praia Grande a data é de extrema comemoração. É que o Município é referência no Estado em relação ao atendimento aos idosos, oferecendo mais qualidade de vida a quem já passou dos 60 anos. Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Entre os serviços oferecidos especialmente para os idosos, o Programa Conviver é o maior deles. Iniciado em 1993 na Secretaria de Promoção Social, é um programa voltado a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, onde são disponibilizadas atividades físicas, esportivas e de lazer, oficinas de artesanato e culturais, entre outras, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da 3ª Idade de Praia Grande.

São nove unidades instaladas nos bairros Boqueirão, Sítio do Campo, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Participar é fácil. Basta procurar a unidade mais perto de casa e se inscrever nas atividades disponíveis. Para saber os endereços é só ligar para 3496-5015.

Respeito - O respeito aos idosos é uma das políticas do atendimento social da Cidade. Criado em 1997, na época compartilhada ao Programa Conviver, o Centro Dia (Creche do Idoso) inicialmente atendia a necessidade de 6 famílias que precisavam do serviço, já que não tinham interesse em colocar seus idosos em abrigos e apenas necessitavam que fossem cuidados durante o dia de 2ª à 6ª feira, enquanto iam para o trabalho.

Devido ao sucesso da iniciativa, aos poucos, o número de vagas foi ampliado e hoje atende a mais de 80 idosos, distribuídos em seis unidades, nos bairros Guilhermina, Tupi, Antártica, Samambaia, Caiçara e Solemar.

Abrigo - Quem não tem família também encontra apoio nos serviços de Praia Grande. Criado em 1971, sob a coordenação do Rotary Club de Praia Grande, o Lar São Francisco de Assis é um abrigo para idosos, atendendo todas as necessidades de moradia, alimentação, saúde, cultura e lazer. Em 1994, a administração do abrigo passou para a Prefeitura, que se responsabilizou por todas as despesas essenciais para a excelência do atendimento, tornando o Lar São Francisco de Assis o primeiro abrigo municipal do Estado de São Paulo e referência no atendimento ao idoso institucionalizado na Baixada Santista.
De lá para cá, mais de 1.300 idosos já foram atendidos no Lar São Francisco.