segunda-feira
12 de novembro de 2018

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Praia Grande comemora 51 anos em franco desenvolvimento
Cidade é referência na Região e está entre os destinos mais visitados do País
18/1/2018
 
Praia Grande tem muitos motivos para comemorar o aniversário de 51 anos de sua emancipação político-administrativa, dia 19 de janeiro. Mesmo jovem, a Cidade está entre as que registram maior crescimento populacional no Brasil e é referência no desenvolvimento estruturado. Com ações que reforçaram a infraestrutura em todas as regiões ao longo dos últimos anos, cada vez mais novas empresas estão se instalando em solo praia-grandense. Em quarto lugar em pesquisa do Ministério do Turismo que aponta os destinos mais procurados por turistas no País, o Município tem perspectivas de um futuro promissor com impactos positivos na melhora da qualidade de vida da população.

Atualmente, de acordo com levantamento do IBGE com data de referência em 1º de julho de 2017, Praia Grande já superou a casa dos 310 mil habitantes. Sete anos atrás, esse número era de 262 mil. Em média, são cerca de 7 mil novos moradores por ano. Adequar os serviços públicos a essa nova demanda está entre os principais desafios da Administração Municipal, além de modernizar os serviços já disponíveis.

“Praia Grande evoluiu muito ao longo dos últimos anos. Mas não se pode ficar na zona de conforto. São dois caminhos que a Cidade deve seguir agora. Em um curto prazo, é necessário um aprimoramento dos sistemas de saúde, segurança e transporte, além de fortalecer o processo de desenvolvimento econômico. A médio e longo prazos é importante ampliar os serviços pensando na população que chegará no Município”, analisou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Além desse crescimento populacional que, de acordo com a Fundação Sead, terá prosseguimento pelos próximos anos, outra característica ímpar praia-grandense é que a Cidade recebe grande número de turistas. Por final de semana, são cerca de 300 mil pessoas. O que mais impressiona é que o Município registra picos de 1,5 milhão de visitantes, como no período do Réveillon.

Mas o crescimento de Praia Grande não é só populacional. A Cidade atrai cada vez mais um número maior de investidores. Mesmo em um período de grave crise financeira no País, foram 419 novos empreendimentos em 2017 entre comércios, serviços e construção civil. Tudo isso resultou em uma maior oferta de vagas de empregos. Grandes redes escolheram o Município como parte do projeto de expansão e para iniciar as atividades na Baixada Santista, casos do KFC, Taco Bell, Decathlon e Havan. A tendência é que outras marcas passem a operar em solo praia-grandense nos próximos anos.

“Praia Grande fez a lição de casa. Adotamos uma dinâmica de cautela com uma gestão do orçamento. A meta é baixar custos e conter despesas sem impactar os serviços disponibilizados. Com isso conseguimos manter o poder de investimento, o que fez com que a Cidade seguisse nessa crescente”, afirmou o prefeito.

Outro dado positivo é o número de empresas cadastradas junto à Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) do Município, cerca de 16 mil atualmente. O comércio no geral demonstra força em todas as regiões da Cidade. Exemplo disso é a Avenida Marechal Mallet, no Bairro Canto do Forte, que concentra o segmento de bares e restaurantes. Os negócios foram estimulados principalmente após os investimentos da Prefeitura na área de urbanismo.

“Até 2019 o Município terá 100% das ruas pavimentadas. Esse trabalho de infraestrutura colabora para o crescimento. Também vamos iniciar ainda neste primeiro semestre duas obras viárias que terão impacto positivo neste processo de desenvolvimento dentro dos bairros, a via do Cidadão e a ampliação da Avenida do Trabalhador”, disse Mourão.

A real expectativa de um desenvolvimento ainda maior para os próximos anos está depositada na implantação do Complexo Andaraguá. O empreendimento prevê a construção de um aeroporto para aviões de carga, além de um parque empresarial, que deve abrigar mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local. Serão 15 mil empregos diretos e indiretos.

Investimentos – O Município chega aos 51 anos como referência na região, Estado e até no País em alguns serviços e ações. Um dos destaques é a Educação. A Cidade conta com 76 escolas municipais informatizadas. Somente nesta semana, três novas unidades de ensino foram inauguradas reforçando a estrutura já existente. No total, são 54 mil alunos atendidos pelo Município.

Na área da Segurança, Praia Grande possui um dos maiores parques tecnológicos do País com quase 2 mil câmeras de videomonitoramento instaladas em vários pontos da Cidade e modernos softwares capazes de integrar todas as informações captadas pelas lentes.

Outro setor que vem demonstrando importante evolução é a Saúde. O Município funciona como referência na Região por ser o único a contar com os programas de Residência em medicina de Família e Comunidade e o da Multiprofissional. A Cidade possui ainda a importante marca de 100% da população assistida pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A estrutura conta com 27 unidades de Atenção Básica, além do Hospital Irmã Dulce, unidades de Urgência e Emergência e também de Especialidades.

Na área da preservação ao meio ambiente e serviços urbanos, a Prefeitura iniciou em 2012 a construção de espaços destinados exclusivamente para o descarte correto destes tipos de materiais pela própria população, os Ecopontos. São 12 unidades que têm mostrado resultados positivos. Só para se ter uma ideia, a quantidade recebida nestes locais em 2017 foi aproximadamente 20% superior a de 2016, passando de 294,2 toneladas para 370,4 toneladas no último ano.

Merece destaque também a atuação do poder público quando se fala em Melhor Idade. Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, a Cidade está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos. São nove unidades que oferecem atividades gratuitas esportivas e culturais para integrantes da melhor idade, totalizando cerca de 7 mil pessoas atendidas. Ações sociais oferecidas gratuitamente para a população através dos polos do Programa de Ação e Cidadania (PIC) e Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) também beneficiam milhares de pessoas de todas as faixas etárias.

A juventude também tem seu espaço garantido. Por meio do Programa SuperEscola, a Cidade oferece atividades esportivas e culturais no contraturno escolar a cerca de 6 mil alunos da rede pública e estadual. Este trabalho ainda revela atletas para o cenário esportivo nacional. Este é o caso de Gilmara Cristina Prudêncio, que começou a praticar judô com 10 anos pelo programa e foi selecionada para compor a Seleção Brasileira na modalidade.






    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias