quarta-feira
22 de agosto de 2018

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Solenidade e encenação Praia Grande 51 anos emociona público na Praça Duque de Caxias
Evento contou também com a entrega da Praça e de obra artística
19/1/2018
 
A emoção tomou conta do público praia-grandense durante a Solenidade Cívica e Encenação 51 anos de Praia Grande. O evento, realizado na Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, começou com homenagem a 37 personalidades de Praia Grande que ganharam a medalha de Honra ao Mérito. Na ocasião também foi entregue a obra de revitalização da praça Duque de Caxias e seu entorno. A Praça conta agora com uma nova e melhor distribuição da iluminação, bancos, floreiras e jardins, além de inserção de novos equipamentos de acessibilidade, como rampas de acesso e piso podotátil. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, os deputados estaduais Cássio Navarro e Caio França e o vice-governador do Estado Márcio França.

O momento mais emocionante da festa foi a apresentação da Encenação Praia Grande 51 anos que conta a história da Cidade através de um grande espetáculo que mistura diversas linguagens artísticas, como teatro, dança e música. A Encenação fala sobre a história da Cidade, desde a chegada de José de Anchieta, a catequização dos índios, a separação de São Vicente, passando pela grande transformação realizada na década de 90 até os dias atuais, destacando o desenvolvimento da Cidade. O espetáculo teve a participação de 200 pessoas, desde atores amadores até a equipe técnica. A encenação contou com participantes de diversas secretarias: Cultura e Turismo (Sectur), Assistência Social (Seas), Saúde (Sesap) e Educação (Seduc).

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, falou emocionado sobre o evento. “Realmente é maravilhoso ver uma apresentação com tamanha qualidade e feita através de tantas mãos. E com tantas mãos também é realizado o desenvolvimento da nossa Cidade. Aproveito esse momento para homenagear o legislativo, os secretários municipais e os funcionários públicos. Vocês são realmente servidores, sem essa colaboração, participação e dedicação nada disso seria possível. Hoje todos têm orgulho de dizer que moram em Praia Grande. Parabéns pela transformação, que nossa sociedade esteja cada vez mais unida”, disse.

Para vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Ligia Costa Russo, o evento é um grande presente para os moradores. “É uma honra muito grande estar aqui, participar desse momento tão glorioso. Sinto um orgulho imenso de fazer parte desse desenvolvimento. Só posso agradecer muito a todos: população, funcionários públicos municipais, as autoridades, enfim, a todos que lutam no dia-a-dia para fazer dessa Cidade um lugar cada vez melhor para se viver”.

A população presente teve a mesma opinião dos chefes do executivo. “Eu estou chorando de alegria por viver aqui. Eu vim do Ceará e faz 20 anos que moro aqui. Sou muito agradecida por tudo que essa cidade me proporciona”, comentou a dona de casa Maria do Rosário Barreto.

Para um dos participantes da encenação e morador da cidade há 35 anos, o aposentado José Luiz Pereira Lima, o orgulho de fazer parte da história da cidade se mistura à emoção de ter participado da peça teatral. “Eu nunca estive tão feliz em minha vida. Hoje foi um dia muito importante, estou realizado. Amo Praia Grande, não troco essa cidade por nenhuma outra”, comentou.

Obra de Arte
Ao final, outra grande surpresa foi dada à população, uma grande obra artística deu o toque final à praça: um belíssimo conjunto de esculturas em homenagem aos primeiros pescadores de Praia Grande, que recebe o nome de “Recanto dos Pescadores”, onde é retratada a pesca de arrasto com bois.

Quem assina a obra é o artista plástico Rodolfo Rondon, natural de Santos e morador de Praia Grande desde a década de 70. "Quando conheci o Canto do Forte, foi amor à primeira vista. Me sinto muito mais praia-grandense do que santista", disse. A obra foi ofertada por empresários da Cidade.

Fechando o aniversário de 51 anos de Praia Grande com chave de ouro, uma grande queima de fogos coloriu o céu do Canto do Forte antes do término da festa.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias